
(Foto: Ilustração)
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) deu início ao processo de preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno das Eleições 2024. Esse procedimento envolve a inserção de dados dos eleitores e dos candidatos nos equipamentos e se estenderá até o dia 1º de outubro em todos os 18 polos eleitorais do estado.
A preparação segue o cronograma estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está acontecendo em todo o Brasil. A primeira fase do processo, conhecida como carga das mídias, consiste em abastecer as urnas com informações dos candidatos e eleitores de cada seção eleitoral.
Após a inserção dos dados, cada urna é submetida a testes para garantir o perfeito funcionamento de todos os seus dispositivos, como tela, teclado, impressora, leitor biométrico e os alertas sonoros. Finalizados os testes, os compartimentos são lacrados e o equipamento é devidamente identificado com informações sobre o município, número da Zona Eleitoral, local de votação e seção eleitoral.
Uma vez lacradas, as urnas não passam por mais nenhuma intervenção até o início da votação no dia das eleições. Os lacres são assinados pelo juiz ou juíza eleitoral, representantes de entidades fiscalizadoras e pelo Ministério Público.
Nos dias 25 e 27 de setembro, o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, estará nos polos de Caruaru e Petrolina, respectivamente, para acompanhar de perto o processo de preparação das urnas.