Técnicos de Saúde discutem novas formas de enfrentamento ao suicídio em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, deu um passo importante na luta contra as violências autoprovocadas, que são as automutilações e tentativas de suicídio, ao criar um Grupo Técnico (GT) dedicado à qualificação das ações voltadas para esse enfrentamento.

O Grupo é composto por enfermeiros e médicos que são membros da Coordenação do Núcleo de Prevenção à Violência/Vigilância Epidemiológica, Coordenação do Programa ‘Consultório na Rua’, Coordenação da Atenção Básica e Coordenação da Rede de Saúde Mental.

As reuniões resultaram na elaboração de um instrumento para busca ativa e investigação dos casos tentativas de suicídio e automutilações. Este instrumento visa melhorar a identificação e o acompanhamento dos indivíduos que sofrem com esse tipo de violência, garantindo uma abordagem mais eficaz e humanizada.

Durante esta quinta-feira (13), foi realizada uma reunião importante com os profissionais da Atenção Básica. Durante o encontro, o novo instrumento de busca ativa foi apresentado e discutido, permitindo que os profissionais contribuíssem com suas experiências e sugestões.

Além disso, o grupo debateu sobre o fluxo de condução na rede de atenção à saúde para pacientes vítimas desses problemas. A criação deste Grupo Técnico e a elaboração do instrumento são passos significativos para a implementação de uma rede de apoio mais robusta e eficiente.

Dessa forma, a Prefeitura busca continuamente aprimorar suas estratégias e garantir que todos os cidadãos recebam o cuidado necessário. A expectativa é que, com a colaboração de todos os setores envolvidos, seja possível reduzir significativamente esses tipos de violências e oferecer um suporte mais adequado às vítimas, promovendo a saúde mental e o bem-estar de toda a comunidade.

Deixe um comentário