O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem afirmado a aliados que poderá disputar a Presidência da República em 2026, caso essa seja a vontade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo.
Apesar dessa possibilidade, fontes próximas ao governador relatam que ele ainda considera a reeleição em São Paulo como seu caminho mais viável, especialmente diante das chances mais claras no estado. Mesmo com a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Tarcísio acredita que a disputa nacional pode ser mais desafiadora.
Durante um evento do PL em Guarulhos, nesta segunda-feira (17), o governador reforçou seu apoio ao ex-presidente Bolsonaro e afirmou que ele é o nome principal do partido para 2026.
“Nossa responsabilidade é trabalhar para que, em 2026, as borboletas e a esperança retornem. E a nossa esperança é a maior liderança da direita, que hoje está no PL e que vai voltar a ser o nosso presidente da República, que é Jair Messias Bolsonaro.”
O discurso de Tarcísio ignorou o fato de que Bolsonaro é inelegível, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-presidente foi punido por abuso de poder durante o dia 7 de setembro de 2022 e pela reunião com embaixadores na qual fez declarações falsas sobre as urnas eletrônicas.
As informações são da Folha de SP