Homem morre e outro fica ferido após ataque a tiros em Orocó

Um ataque a tiros deixou um homem morto e outro ferido na tarde desta sexta-feira (19), nas proximidades de uma borracharia no município de Orocó, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com informações, as vítimas estavam dentro de um veículo quando foram surpreendidas por um suspeito em uma motocicleta, que efetuou os disparos.

LEIA MAIS

Tentativa de homicídio é registrada em Casa Nova; vítima foi socorrida ao hospital

Na cidade de Casa Nova (BA), uma tentativa de homicídio foi registrada na noite da quarta-feira (17). Imagens que circulam nas redes sociais mostram um homem perseguindo outro com um facão e, em seguida, desferindo alguns golpes contra a vítima.

De acordo com informações iniciais, a pessoa ferida foi socorrida e encaminhada para uma unidade hospitalar. O estado de saúde dela ainda não foi divulgado.

A motivação do crime, assim como a identidade dos envolvidos, permanece desconhecida até o momento. O caso deve ser investigado pelas autoridades competentes.

Menina de 10 anos morre após ser espancada por colegas dentro da escola no Sertão de PE

A menina de 10 anos que havia sido espancada por colegas da escola, em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, na quarta-feira (3), teve morte cerebral confirmada na noite do sábado (6).

A criança, que foi agredida pelos colegas dentro da Escola Municipal Tia Zita, estava internada no Hospital da Restauração, no Recife.

Segundo familiares, ainda na quarta-feira, Alícia Valentina foi levada por funcionários da escola para o hospital, porque estava com um sangramento no nariz. Ela foi atendida e liberada. Em casa, o ouvido da menina sangrou, a família levou ela no posto de saúde, onde a criança foi atendida e mais uma vez liberada.

LEIA MAIS

Homem é morto a tiros dentro de marcenaria em Petrolina

Um homem foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (3) dentro de uma marcenaria no bairro Ouro Preto, em Petrolina (PE).

De acordo com as primeiras informações, o autor do crime chegou ao local em uma motocicleta, desceu do veículo e, ao se aproximar da porta do estabelecimento, efetuou diversos disparos contra a vítima. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a identidade da vítima nem informações sobre a autoria e motivação do crime. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Prefeitura de Casa Nova realiza caminhada pelo fim da violência contra a mulher nesta sexta-feira (29)

A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Igualdade e Combate à Fome, vai encerrar a programação da campanha Agosto Lilás, nesta sexta-feira (29), com uma caminhada pelas ruas da cidade pelo fim da violência contra a mulher. A concentração para a caminhada será a partir das 8h na frente da secretaria no centro da cidade.

“Estamos convocando todos os casanovenses, homens e mulheres de todas as idades para participar e apoiar o combate e a prevenção contra os diversos tipos de violência contra mulher. Uma sociedade sem violência é boa para todos. Vamos iniciar o percurso na frente da secretaria e ir até a Prefeitura Municipal” disse o secretário de Desenvolvimento Social, Igualdade e Combate à Fome, Alex de Santana.

Ascom

Agosto Lilás: Em caminhada Petrolina reforça compromisso no combate à violência contra a mulher

Entre panfletos, cartazes e passos firmes, dezenas de pessoas percorreram as ruas de Petrolina nesta sexta-feira (22) durante a Caminhada Lilás, reforçando o compromisso da cidade com a proteção e os direitos das mulheres. A concentração aconteceu na Praça do Bambuzinho, e o percurso seguiu até a frente da Prefeitura, passando por pontos estratégicos da cidade para aumentar a visibilidade da campanha e distribuir informações sobre os canais de denúncia da violência doméstica. Promovida em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a iniciativa reuniu cidadãos, servidores públicos e representantes da sociedade civil, consolidando o compromisso de toda a cidade com uma cultura de respeito, inclusão e igualdade para todas as mulheres.

Um dos símbolos mais marcantes do evento foi a cadeira de rodas pintada de lilás, em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, ativista brasileira que se tornou um símbolo na luta contra a violência doméstica no Brasil. A cor lilás representa igualdade e respeito, enquanto a inclusão da cadeira evidencia que a violência afeta todas as mulheres, independentemente de suas condições físicas, reforçando o caráter inclusivo e abrangente da mobilização.

Passando pelo trajeto, Maria Santos, moradora do centro da cidade, parou para observar e destacou a importância do ato. “É muito bom ver a cidade se mobilizando assim. Muitas mulheres precisam de apoio, campanhas como essa ajudam a mostrar que ninguém está sozinho”, disse. A Caminhada Lilás vai além de um ato de conscientização: busca engajar a sociedade na prevenção da violência contra a mulher, disseminando informações essenciais sobre direitos e serviços de apoio.

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, desenvolve políticas públicas voltadas às mulheres, visando proteção, autonomia e empoderamento. Nesse contexto, destaca-se o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que oferece gratuitamente atendimentos socioassistenciais, psicológicos e jurídicos, além de palestras, cursos e oficinas para fortalecer a cidadania e apoiar mulheres vítimas de violência. O CEAM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó (em frente ao SESI).

Ascom

Caminhada Lilás mobiliza Petrolina em defesa das mulheres e no combate à violência

Em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra mulher, a Prefeitura de Petrolina vai realizar, sexta-feira (22), a Caminhada Lilás. A concentração será às 8h, na Praça do Bambuzinho, onde os participantes seguirão até a frente da Prefeitura, em um percurso marcado pela mobilização social e pelo fortalecimento da luta em defesa dos direitos das mulheres.

Ao longo do trajeto, a caminhada ganhará ainda mais visibilidade com a colagem de cartazes em comércios da cidade e a entrega de panfletos informativos aos pedestres. O material vai destacar os canais de denúncia disponíveis, reforçando a importância da violência ser interrompida com a ajuda da rede de proteção.

A Caminhada Lilás busca chamar a atenção para a Lei Maria da Penha e incentivar a sociedade a se engajar ativamente na prevenção da violência contra a mulher. Mais do que uma mobilização, o evento representa um ato coletivo de cuidado, sensibilização e disseminação de informações essenciais para que mais mulheres tenham acesso ao apoio necessário.

A ação é promovida pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Com a união de esforços, o movimento pretende ampliar a visibilidade da campanha e reforçar o compromisso de toda a cidade no enfrentamento à violência contra a mulher.

Ascom

Prefeitura de Petrolina alerta mulheres sobre rede de apoio e combate a violência

A Prefeitura de Petrolina realizou, nesta quarta-feira (20), uma ação na Praça do Bambuzinho voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa, promovida pelas secretarias de Saúde e de Assistência Social e Combate à Fome, teve como objetivo oferecer informação, acolhimento e serviços de saúde à população em um espaço de grande circulação.

Durante a ação, foram oferecidos serviços como testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), orientação e escuta qualificada com profissionais da psicologia. A mobilização foi desenvolvida para sensibilizar a sociedade para o enfrentamento à violência de gênero, incentivando a denúncia e o acolhimento das vítimas.

A dona de casa Raquel Matos, que passava pelo local e parou para acompanhar a ação, destacou a importância desse tipo de iniciativa. “É muito importante ver a Prefeitura ocupando os espaços públicos com esse tipo de atividade. Muitas mulheres passam por situações de violência e não sabem a quem recorrer. Uma ação como essa chama a atenção e mostra que não estamos sozinhas”, destacou Raquel.

Ascom

Ação da Justiça promete processos de violência contra a mulher em PE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inicia nesta segunda-feira (18) a 30ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, um esforço concentrado para acelerar o andamento de processos de violência doméstica e familiar. A iniciativa, promovida em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como foco principal a aceleração de julgamentos, audiências e sentenças em casos que envolvem vítimas do sexo feminino.

Além da movimentação judicial, a semana contará com uma série de ações de conscientização e prevenção. A programação se estenderá até a próxima sexta-feira (22) e inclui atividades em pontos de grande circulação de pessoas, como shoppings, o Aeroporto do Recife e estações de metrô. Segundo o TJPE, o objetivo será levar informações sobre o combate à violência contra a mulher e sobre a Lei Maria da Penha.

A semana

Em 14 shoppings do estado, em parceria com a Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), e em outros locais estratégicos, equipes especializadas estarão disponíveis para fornecer informações à população. A Coordenadoria da Mulher do TJPE também fará a veiculação de mídias para conscientizar o público sobre a violência doméstica.

A desembargadora Daisy Andrade, coordenadora da Mulher do TJPE, participará de diversas palestras e debates sobre o tema. Ela abordará o assunto em eventos na Faculdade dos Guararapes, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE) e na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

“A participação do TJPE no programa Justiça pela Paz em Casa, instituído pelo CNJ, reforça o compromisso com o combate e prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, além de ampliar o foco das atenções durante uma semana de atividades intensas em todo o estado”, afirmou a desembargadora Daisy Andrade.As Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do estado também terão uma programação especial. O Programa Reconstruir, voltado para homens que são autores de violência doméstica, promoverá debates e rodas de conversa para discutir temas como masculinidade e violência de gênero.

Entre as ações programadas estão mutirões de atendimento para vítimas com agressores que utilizam monitoramento eletrônico, realizados nas Varas da Capital. Já a Vara de Igarassu realizará um debate sobre o Projeto Florescer, focado no bem-estar físico e emocional das mulheres em situação de violência.

A Vara de Petrolina fará a Operação Shamar 2025, uma qualificação para policiais e profissionais da rede de enfrentamento da violência contra a mulher. Em Olinda, a Vara promoverá um ciclo de conversas com mães de um bairro da cidade, enquanto em Camaragibe, o foco será uma roda de diálogo com homens que frequentam o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) do município.

Diario de Pernambuco

Homem é encontrado morto com ferimentos de arma branca na zona rural de Petrolina

(Foto: Ilustração)

Na manhã desta segunda-feira (11), o corpo de um homem foi localizado no final da Rua 12, na Vila Nova do N8, área do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina.

De acordo com relatos de moradores, a vítima apresentava ferimentos causados por arma branca.

Até o momento, não há informações sobre sua identidade nem sobre as circunstâncias do crime. O caso deve ser investigado pelas autoridades competentes.

Homem é encontrado morto com sinais de violência em Petrolina

Um homem foi encontrado morto nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (11) na Rua Marcos Passos, no bairro Alto Cheiroso, em Petrolina.

De acordo com informações preliminares, a vítima, que estava sem roupas, apresentava sinais de agressão e pode ter sido morta a pedradas. Próximo ao corpo, foram localizadas pedras que podem ter sido utilizadas no crime.

O caso ocorre em um período marcado pelo aumento no número de homicídios registrados recentemente na cidade, o que tem gerado preocupação entre os moradores.

As autoridades responsáveis pelas investigações devem apurar as circunstâncias e a autoria do crime.

Homem e bebê de 7 meses ficam feridos em tentativa de homicídio em Petrolina

Na noite da quinta-feira (7), uma tentativa de homicídio no bairro Vila Eduardo, em Petrolina, deixou dois feridos: um homem e um bebê de apenas sete meses.

As vítimas foram socorridas e levadas ao Hospital Universitário (HU), onde seguem recebendo atendimento médico. Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde de ambos.

LEIA MAIS

Petrolina registra onda de violência com homicídio e tentativa de duplo assassinato em um único dia

Petrolina, no Sertão de Pernambuco, enfrentou uma segunda-feira (4) marcada por violência. Em poucas horas, a cidade registrou um homicídio no bairro São Gonçalo e uma dupla tentativa de assassinato no bairro Pedro Raimundo, elevando ainda mais a preocupação da população com a segurança pública local.

No primeiro caso, um homem identificado apenas como Deniz foi morto a tiros na Rua 27, em São Gonçalo. Já no segundo, um homem foi esfaqueado e o agressor acabou sendo atingido com pedradas na cabeça por um terceiro que tentou conter a briga. Ambos foram socorridos pelo Samu, mas o estado de saúde deles não foi divulgado.

LEIA MAIS