Pernambuco determina verba extra para unidades que atendem bebês com microcefalia

microcefalia

As unidades de saúde de Pernambuco integradas ao Sistema Único de Saúde que atendem crianças com microcefalia e gestantes que têm ultrassom sugestivo da malformação nos bebês receberão incentivo financeiro extra por parte do Estado. A portaria, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (3), determina que R$ 743,65 sejam liberados mensalmente por paciente que recebe atendimento em unidade de saúde especializada para o acompanhamento das crianças com a anomalia congênita.

Além disso, está previsto também incentivo financeiro para os serviços que oferecem trabalhos de assistência e reabilitação aos bebês com microcefalia. Nesse caso, para cada paciente atendido, a unidade de saúde receberá R$ 425 mensalmente.

“Ao todo, 25 unidades de saúde em todo o Estado, entre UPAEs (Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada) e diversos hospitais, participam desse processo. Todos os investimentos que estamos fazendo é 100% estadual. O Ministério da Saúde, até agora, não liberou nenhum financiamento para o enfrentamento dessa situação”, diz o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

Ele reforça que esse auxílio é um recurso extra para os serviços que acompanham os bebês com a malformação congênita. “Já existe contrato dessas entidades com a secretaria para a realização de cirurgias, atendimentos e internamentos. Agora, serão acrescidos novos atendimentos para a microcefalia”, reforça Iran Costa.

Após suspender atendimento pelo SUS, SOTE consegue contrato com o governo da Bahia

Hospital SOTE JUAZEIRO, foto,Jean Brito

Depois de idas e vindas sobre a continuidade ou fim dos atendimentos de urgência e emergência para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) o hospital SOTE, em Juazeiro (BA) afirma que conseguiu, assinar um contrato com o Governo do Bahia para continuidade do serviço.

De acordo com o Secretário da Saúde da cidade baiana Dalmir Pedra, o Serviço de Ortopedia e Traumatologia Especializada – SOTE recebeu essa semana a habilitação estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento cirúrgico especializado em cirurgias eletivas, agendadas de traumatologia e ortopedia em Juazeiro.

“Com a habilitação, a SOTE terá mais condições de atender a população. O município atuou para que o hospital fosse habilitado com tabela diferenciada pelo estado. O hospital tem sido parceiro da prefeitura, com 39 anos de atuação na área da saúde pública no município, disse o titular da pasta.

Ainda segundo Pedra o Hospital Regional de Juazeiro também passará a atender a área ortopédica, dispondo de UTI.

Sote envia nota sobre o fim do atendimento pelo SUS

Hospital SOTE JUAZEIRO, foto,Jean Brito

Conforme noticiamos em nosso blog em primeira mão, sobre o fim dos atendimentos de urgência e emergência para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) suspensos a partir desta quinta-feira, no hospital SOTE, localizado no Alto da Maravilha em Juazeiro da Bahia.

O Hospital SOTE envia nota à comunidade do Vale do São Francisco onde pontua o fim do atendimento pelo SUS ressaltando que cabe ao Governo da Bahia a assinatura de um contrato com a instituição para continuidade do serviço oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde: confira a nota do hospital na íntegra:

Está em fase de conclusão a questão do contrato do SOTE com o Estado para atendimento de cirurgias programadas pelo sistema de regulação do sus.

  • Sendo concretizado, o atendimento aos usuários do sus terá continuidade com um novo dimensionamento. Como rede privada o hospital está colocado como “complementar” aos serviços públicos, como funciona na maioria dos lugares;
  • Os motivos da não continuidade ao atendimento à todas as urgências (portas de  entrada), são por condições  internas  e não por débitos das  ‘prefeituras da região’;
  • Quanto ao atendimento ambulatorial as consultas terão continuidade pelo instituto viver ( instituição sem fins lucrativos com os mesmos profissionais do  grupo sote );
  • O Hospital Sote sempre foi parceiro do poder público, há quase 40 anos, e teve da gestão atual do município o apoio para continuar até aqui esta parceria. Reconhece todo o empenho do prefeito Isaac Carvalho e do Secretário da Saúde, Dalmir Pedra, porém o custo crescente do setor saúde e o sub-financiamento do sistema obrigam os estabelecimentos de saúde  à redimensionarem  a sua atuação:   esta é também a realidade do Hospital Sote.

Portanto, concretizado o contrato com o estado para as cirurgias programadas, estaremos dando continuidade, de forma redimensionada às cirurgias do SUS; se não, estaremos dando continuidade ao atendimento do SUS pelo Instituto Viver Roberto Alencar com as consultas ortopédicas, serviço de fisioterapia e reabilitação,  e posteriormente com  procedimentos ambulatoriais (após habilitação no credenciamento com o município).

Assina a nota à diretoria da Sote.

Hospital Sote pode ganhar reforço do estado para atender pelo SUS em Juazeiro

Reunião Sesab

Uma reunião realizada nesta terça-feira, 12, na Secretaria Estadual de Saúde, em Salvador (BA) definiu alguns encaminhamentos para o serviço de saúde pública na cidade de Juazeiro, feitos por meio do SUS no hospital Sote.

De acordo com informações, o Prefeito Isaac Carvalho conseguiu que o Governo do Estado participe da ampliação dos serviços de ortopedia prestados pelo Hospital Sote.

Isaac estava acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Dalmir Pedra, o Secretário de Relações Institucionais, Pedro Alcântara. Pelo hospital Sote participaram o Diretor Médico, Roberto Filho e a diretora Administrativa, Lélia Galvão.

 Na reunião ficou definido que a partir de 4 de fevereiro de 2016, a Sote irá ampliar as cirurgias ortopédicas, afirma o executivo municipal da cidade baiana

O representante da secretaria estadual de Saúde, Mateus Simões, deu garantias de que as urgências serão atendidas pelo Hospital Regional de Juazeiro, pela UPA e pelo Hospital Universitário. Com essas providências o hospital Sote vai poder ampliar as cirurgias ortopédicas e vai poder dar vencimento à demanda reprimida de cirurgias eletivas.

A partir de agora, SUS irá disponibilizar plástica para mulheres vítimas de violência

violência mulher

Foi publicada hoje (31) no Diário Oficial da União a Lei 13.239, que dispõe sobre a oferta e realização, no Sistema Único de Saúde (SUS), de cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por violência contra a mulher.

O texto já havia passado pelo Senado e foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados em novembro deste ano, quando seguiu para sanção presidencial.

De acordo com a lei, hospitais e os centros de saúde pública, ao receberem vítimas de violência, deverão informá-las da possibilidade de acesso gratuito à cirurgia plástica para reparação das lesões ou sequelas de agressão comprovada.

Ainda segundo o texto, a mulher vítima de violência grave que necessitar de cirurgia deverá procurar uma unidade de saúde que realize esse tipo de procedimento portando o registro oficial de ocorrência da agressão.

A lei prevê também que o profissional de medicina que indicar a necessidade da cirurgia deverá fazê-lo por meio de diagnóstico formal, encaminhando-o ao responsável pela unidade de saúde respectiva, para autorização.

Ao final, o texto prevê ainda a possibilidade de punição aos gestores que não cumprirem com a obrigação de informar as mulheres vitimadas sobre seus direitos. (EBC)

567