Após impasse, Prefeitura de Petrolina afirma que Associação se comprometeu a realizar Jecana do Capim

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito Miguel Coelho se reuniu com a imprensa na quarta-feira (13) para apresentar o esquema de segurança, saúde, transporte e outras informações relacionadas ao São João de Petrolina, no Pátio Ana das Carrancas. Mas a festa no Povoado do Capim também entrou na pauta.

A Jecana é feita entre a Prefeitura e a Associação do Capim, a nossa proposta continua a mesma até porque se a gente tinha um acordo antes da festa, não vai ser na véspera que a gente vai mudar os termos. Eu acredito muito na palavra das pessoas e um acordo é feito e a gente honra com o prometido”, disse ontem.

A Jecana do Capim deveria ter aberto a programação de junho, porém em decorrência da greve dos caminhoneiros precisou ser adiada para o final do mês. Isso teria levado a organização do evento a elevar o custo e não agradou a gestão. “Se a Associação quiser o apoio da Prefeitura, é o apoio que sempre foi dado. Agora se eles acharam que ficou mais caro fazer a Jecana, eu não acompanhei essa inflação”, disse Miguel.

LEIA MAIS

Prefeito de Petrolina afirma que “período de incerteza” motivou realização da Jecana do Capim

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho afirmou mais cedo que o combustível garantido pela Justiça de Pernambuco à Prefeitura vai garantir a manutenção dos serviços por pelo menos mais oito dias. Mesmo com o estoque obtido, na terça-feira (29) a Prefeitura optou por adiar a realização da 47ª ediação da Jecana do Capim, programada para este final de semana.

LEIA TAMBÉM:

Crise do combustível: Jecana do Capim é adiada pela Prefeitura de Petrolina

Para Miguel, a decisão foi tomada para evitar problemas, tendo em vista o contexto no qual o município está inserido. “Ontem nós tivemos uma reunião com os organizadores e a gente estava preocupado exatamente por isso, porque a gente não sabe se vai ter combustível para a Guarda Municipal, para a Polícia e para o Samu, se vai ter gás de cozinha para fazer as comidades, se vai ter diesel para ligar os geradores. As pessoas precisam de gasolina para chegar ao Capim, então diante dessas dificuldades e dessas incertezas que se instalou no Brasil, a gente preferiu ser comedido e tomar uma decisão para poder dar ai mais 15 dias e fazer uma Jecana organizada e grande como ela merece”, afirmou em participação no programa Super Manhã, na Rádio Jornal Petrolina.

LEIA MAIS

Crise do combustível: Jecana do Capim é adiada pela Prefeitura de Petrolina

(Foto: Ivaldo Reges)

A falta de combustível no município fez a Prefeitura de Petrolina adiar a realização da Jecana do Capim, programada para este final de semana. O anúncio foi feito pela secretária de Comunicação do município, Monyk Arcanjo, em participação no programa Super Manhã, na Rádio Jornal.

Inserida na programação oficial do São João, a 47ª edição da Jecana acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de junho. A decisão foi tomada durante uma reunião nessa manhã entre o prefeito Miguel Coelho e o secretário de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), Emício Junior.

Serviços básicos

A secretária também apresentou um panorama da cidade, que teve o retorno das aulas na rede municipal retomadas nessa terça-feira (29). “A coleta de lixo que iria só até hoje, a Secretaria de Infraestrutura, através do secretário Fred e do secretário executivo Alisson, eles conseguiram acordo com a empresa mais algum estoque de combustível para que a coleta vá até sexta-feira (1°)”, afirmou.

O atendimento dos pacientes no Tratamento Fora de Domicílio (TFD) continua suspenso, entretanto os serviços de recuperação do passeio está mantido. A operação Tapa-buraco está suspenso, tendo em vista que o caminhão que traz a matéria prima para a recuperação está preso em Senhor do Bonfim. Já a circulação do transporte coletivo será mantido em 100% nos horários de pico.

Comitê de Emergência

Enquanto o estado de emergência vigorar no município, um Comitê de Emergência se reunirá diariamente. “As secretarias se reúnem para passar um balanço diário, do que temos para que a gente vá suprindo e não causar nenhum transtorno à população”, finalizou Monyk.

12