Com excelência em gestão, APA renova certificado da Lei Pelé

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) recebeu a renovação do certificado da Lei Pelé nesta quarta-feira (2). O documento, emitido pelo Ministério do Esporte, atesta que a entidade cumpre integralmente as exigências dos artigos 18 e 18-A da Lei nº 9.615/1998, garantindo transparência, viabilidade financeira e autonomia administrativa.

Com validade anual, o certificado é um requisito fundamental para que clubes e associações possam captar recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

LEIA MAIS

Delegação de Juazeiro conquista 20 medalhas e é campeã geral em Campeonato Baiano de Atletismo

O atletismo de Juazeiro, na categoria Sub-23, fez bonito na disputa do Campeonato Baiano Loterias Caixa, no último sábado (29), em Salvador (BA).

Representada por 15 atletas da União Juazeirense de Atletismo (UJA), a delegação do município somou o maior número de pontos e consagrou-se como a campeã geral na categoria feminina, vice-campeã da masculina e vice-campeã geral por equipes. Ao todo, a equipe conquistou 20 medalhas: nove de ouro, três de prata e oito de bronze.

Os atletas são alunos de escolas estaduais de Juazeiro, como Hildete Lomanto, Pedro Raimundo Rego, Lomanto Júnior e Modelo, somados a um atleta de universidade particular da cidade. Os jovens treinam sob a coordenação dos professores Joacir Oliveira, Jorge Gonçalves, Carla Thaís e Elisabete Batista, responsáveis pela UJA.

LEIA MAIS

Com alta procura, Meia Maratona Tiradentes esgota inscrições um mês antes do prazo e traz inovações para 2025

A 39ª edição da Meia Maratona Tiradentes, tradicional prova de Juazeiro (BA), alcançou um grande marco este ano: as inscrições esgotaram com quase um mês de antecedência. Com isso, o total de 600 atletas têm a presença confirmada na competição, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte).

A corrida acontece no dia 27 de abril, com vagas em diversas categorias e duas modalidades: 5 km e 21 km. De acordo com Bruno Lopes, assessor especial de esportes da Seculte, o sucesso reforça o empenho em promover ainda mais o prestígio da corrida, considerada um dos eventos esportivos mais importantes da região.

LEIA MAIS

Juazeiro se prepara para a 33ª edição do Campeonato Distrital de Futebol

A cidade de Juazeiro deu o pontapé inicial para a realização da 33ª edição do Campeonato Distrital de Futebol, uma das competições mais aguardadas do interior do município.

Nesta quinta-feira (27), foi realizada a primeira reunião para organizar a competição, que contou com representantes distritais e membros da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte). O evento acontece a partir do dia 1º de junho.

Organizado pelo poder público municipal, o torneio envolve os nove distritos de Juazeiro. No encontro desta quinta –  que aconteceu na sede da Seculte – estiveram os representantes dos distritos de Carnaíba, Junco, Itamotinga, Juremal, Maniçoba, Massaroca, Pinhões, Salitre e Abóbora.

LEIA MAIS

Atleta juazeirense é campeão baiano em competição de ciclismo

No último domingo (23), o ciclista juazeirense Ulberte Oliveira conquistou o primeiro lugar na 3ª Edição do Campeonato Baiano Desafio Quebra Canote, realizado em Pé de Serra (BA). Com a vitória, o atleta se consagra como líder no Ranking Baiano de Mountain Bike (MTB), na categoria ‘Pessoa com Deficiência’.

A participação do atleta na disputa foi apoiada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Juazeiro. O evento, realizado sob a supervisão da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), reuniu diversos atletas para disputar provas em terrenos desafiadores, como trilhas e serras, típicos da modalidade MTB.

LEIA MAIS

“Corredores de Rua Elite Nacional”: APA anuncia GDM como patrocinadora de novo projeto de alto rendimento

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) anunciou a GDM como patrocinadora do “Corredores de Rua Elite Nacional”, um projeto que visa criar uma equipe de alto rendimento nas modalidades de corrida de rua, meia maratona e maratona, tanto para atletas quanto para paratletas.

De acordo com o coordenador de projetos da APA, Natanael Barros, o foco é garantir que os corredores participem das maiores provas de rua do mundo, oferecendo uma estrutura diferenciada. O suporte técnico e logístico permitirá que os atletas compitam em alto nível, busquem pódios e aumentem a visibilidade do clube e seus parceiros.

LEIA MAIS

Petrolina se despede da Série A do Pernambucano contra o Sport

Com o rebaixamento já confirmado, o Petrolina entra em campo neste sábado (22) para enfrentar o Sport, no estádio Paulo Coelho, às 16h30, pela última rodada da Série A do Campeonato Pernambucano.

A equipe sertaneja somou apenas três pontos ao longo da competição e não conseguiu evitar a queda para a Série A2. No último jogo, a Fera Sertaneja perdeu para o Jaguar por 2 a 1, decretando seu rebaixamento com uma rodada de antecedência.

Diante do Sport, o Petrolina cumpre tabela e encerra sua participação na elite estadual.

APA recebe visita de comitiva de vereadores de Petrolina

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) recebeu a visita de um grupo de vereadores de Petrolina para um encontro voltado à apresentação da estrutura administrativa da instituição e dos projetos em execução.

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Osório Siqueira, e os vereadores Roberto da Gráfica, Gabriel Menezes e Josivaldo Barros.

Durante a reunião, o diretor-executivo e coordenador de projetos da APA, Natanael Barros, apresentou as principais iniciativas da associação, com destaque para o projeto das escolinhas de atletismo, que hoje atende mais de mil crianças e adolescentes distribuídas em quatro unidades em Petrolina e polos nas cidades de Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista e, também, em Juazeiro e Remanso, na Bahia.

Também destacou o projeto de alto rendimento, que oferece suporte a mais de 110 atletas e paratletas profissionais, e o projeto de canoagem, voltado para pessoas com Síndrome de Down e deficiência motora.

LEIA MAIS

Sport, Náutico, Santa Cruz e FPF firmam TAC com MPPE para proibir organizadas nos estádios

Os dirigentes de Sport, Náutico, Santa Cruz e da Federação Pernambucana de Futebol firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para cortar qualquer vínculo com as torcidas organizadas Torcida Jovem do Leão, Explosão Coral e Náutico até Morrer.

O acordo proíbe o fornecimento de apoio financeiro, ingressos, transporte ou qualquer benefício a essas torcidas. Na reunião, participaram os presidentes e representantes dos clubes e da federação, além de membros do MPPE, que discutiram e definiram as cláusulas do TAC.

LEIA MAIS

Retro vence e complica Fera Sertaneja na luta contra o rebaixamento

Neste domingo (09), Petrolina e Retrô se enfrentaram pela 7ª rodada do Campeonato Pernambucano. Após um primeiro tempo sem gols, a equipe visitante aproveitou uma falha defensiva aos 37 minutos do segundo tempo e garantiu a vitória com um belo chute de Júnior Fialho.

Com o resultado, o Retrô chegou aos 11 pontos e manteve a 5ª posição, seguindo na briga por uma vaga na próxima fase. Já o Petrolina segue na lanterna, com apenas 3 pontos, e sem nenhuma vitória na competição.

Na próxima rodada, a equipe sertaneja terá um confronto decisivo contra o Jaguar, adversário direto na luta contra o rebaixamento. A partida será realizada na segunda-feira (17), às 15h, na Arena de Pernambuco. Caso seja derrotado, o Petrolina pode ser matematicamente rebaixado para a Série A2 do estadual.

Juazeirense x Bahia: estádio Adauto Moraes passa por adequações e segurança é reforçada para o jogo

Juazeiro se prepara para receber o aguardado jogo entre os times Juazeirense e Bahia, pela Copa do Nordeste. O estádio Adauto Moraes, localizado no coração da cidade, será o palco dessa partida e, recentemente, passou por uma série de adaptações realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Seculte).

As ações da pasta adequaram o estádio às novas exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que visam aumentar o conforto dos profissionais que trabalham durante os jogos.

O gramado, por exemplo, recebeu cuidados especiais, incluindo poda, adubação e um novo esquema de irrigação – antes molhado apenas uma vez ao dia, agora recebe até cinco irrigações diárias.

LEIA MAIS

Petrolina empata com Central e segue na lanterna do Pernambucano

O Petrolina ficou em 0 a 0 com o Central na noite deste domingo (2), em jogo válido pela 6ª rodada do Campeonato Pernambucano, realizado no estádio Paulo Coelho.

Com o empate, a Fera Sertaneja segue na lanterna da competição, somando apenas três pontos e correndo sério risco de rebaixamento, precisando ganhar três jogos e dependendo dos resultados dos outros times do campeonato.

O próximo desafio será contra o Retrô, no domingo (9), no estádio Paulo de Souza Coelho, onde o Petrolina tentará sua primeira vitória no campeonato.

Juazeirense perde para o Porto e se complica no Baianão

A Juazeirense sofreu mais uma derrota no Campeonato Baiano, desta vez em casa, no Estádio Adauto Moraes. Na noite de terça-feira (30), o Cancão de Fogo perdeu para o Porto por 2×0, em jogo válido pela 5ª rodada da competição.

Os dois gols da equipe visitante foram marcados pelo meia Vini Argolo. Com a vitória, o time de Porto Seguro chegou aos oito pontos e assumiu a quarta colocação na tabela, empatado com o Bahia, que leva vantagem nos critérios de desempate.

A Juazeirense segue em situação complicada, ocupando o oitavo lugar com apenas quatro pontos. Agora, o time volta a campo no próximo domingo (2), às 16h, contra o Jacobina, fora de casa. A vitória é essencial para que o Cancão de Fogo comece a reação no campeonato.

Associação Petrolinense de Atletismo convoca Assembleia Geral Extraordinária para prestação de contas de 2024

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) realizará, no dia 13 de fevereiro de 2025, uma Assembleia Geral Extraordinária para apresentar aos associados a prestação de contas do exercício de 2024, além de tratar de temas gerais de interesse da entidade.

A reunião acontecerá no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, no Bairro Vila Eduardo, em Petrolina.

Conforme o edital de convocação, a primeira chamada está marcada para as 19h. Caso não haja quórum suficiente, a segunda chamada será realizada às 19h30, com a reunião validada independentemente do número de participantes.

Santos prepara apresentação de Neymar no Pacaembu e na Vila Belmiro

O Santos prepara uma recepção histórica para anunciar oficialmente o retorno de Neymar ao clube. O evento está sendo planejado em duas frentes: uma grande celebração no Pacaembu, em São Paulo, nesta quinta-feira, que pode se estender no mesmo dia para a Vila Belmiro, em Santos.

A festa deve continuar no clássico contra o São Paulo, no sábado, às 20h30, na Baixada Santista, com a presença do jogador.

Neymar rescindiu seu contrato com o Al-Hilal na noite desta segunda-feira, abrindo caminho para um acordo de cinco meses com o Santos. O clube pretende aproveitar esse período para convencê-lo a renovar até a Copa do Mundo de 2026.

LEIA MAIS