Em vigor há 18 anos, Código de Trânsito não contempla smartphones e aplicativos

celular direção

Criado em setembro de 1997 e em vigor há 18 anos, desde 22 de janeiro de 1998, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passa por constante atualização, por meio de resoluções. Entre essas atualizações estão a regulamentação de artigos, além de leis que alteram o CTB. Até agora foram 38 alterações, sendo 27 leis, uma medida provisória, uma lei complementar e nove decretos.

Entre as mais conhecidas estão a Lei Seca, que alterou os níveis de álcool permitidos no sangue do motorista e as penalidades para quem dirigir alcoolizado, e a mais recente, que aumentou a punição para quem estaciona em vagas exclusivas sem autorização.

No entanto, ainda há pontos em que o código está defasado. O CTB não contempla os smartphones e seus aplicativos de bate-papo, que têm disputado a atenção de várias pessoas enquanto dirigem.

O diretor-geral do Detran-DF, Jayme de Sousa, lembra que muitos carros atualmente têm dispositivos que permitem ao motorista atender o telefone sem usar as mãos ou recorrer a fones de ouvido. “Hoje, a maioria dos veículos novos tem o sistema de viva-voz [que conecta pelo bluetooth o telefone ao sistema de som do carro]. A lei não proíbe você atender o telefone no viva-voz. A lei proíbe você utilizar apenas uma das mãos para dirigir”.

Biavati acredita que o CTB deveria considerar outros meios de transporte em seu corpo de normas. “Nós incorporamos uma massa de novos usuários ao trânsito motorizado e também ao não motorizado, como as bicicletas por exemplo. Além disso, o código não prevê nada sobre um skatista que use o asfalto. Não era um meio de transporte [na época da criação do código], mas agora é”.

Sousa lembra que a tendência das cidades não é aumentar as ruas para receber mais veículos. A saída agora, segundo ele, é investir em meios de transporte alternativos ao carro. “A tendência hoje não é alargar mais as vias, é procurar outros meios de mobilidade urbana. Não falo só do transporte público coletivo, mas também da bicicleta, que tem sido um meio muito utilizado. O desafio do governo é buscar outros modelos de mobilidade para que possamos garantir a fluidez no trânsito”. Para ele, o CTB foi uma lei “à frente do seu tempo” e que precisa apenas se manter atual.

O assessor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) Ailton Brasiliense segue o mesmo raciocínio. “Legislação é uma preocupação permanente. Sempre haverá preocupação com a melhor sinalização, veículos mais confiáveis, equipamentos novos. A parte de educação, de engenharia, economia; isso tudo tem que estar em processo de revisão. E essas resoluções são permanentes”.(EBC)

Epttc faz alerta sobre uso de celular ao dirigir

celular direção

Dentre tantas funções que necessitam de nossa atenção plena, está o ato de dirigir. Estar atento ao que se passa nas ruas enquanto você dirige é essencial, para preservação da sua vida e da vida de tantas outras pessoas. Mas, muitas vezes cometemos o erro dirigir utilizando celular.

Em Petrolina de janeiro de 2014 a janeiro de 2015 este tipo de infração alcança mais de 8000 multas. Por este motivo a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo-EPTTC está preocupada com o aumento de acidentes por falar no celular pois tem aumentado significativamente apesar das Campanhas Educativas para o ato de não dirigir usando celular.

karina epttcSegundo o setor de educação e fiscalização da EPTTC, dirigir falando ao celular ou com fones de ouvido conectados a aparelho de som pode render multa de R$ 85,13 e a perda de 4 pontos na carteira de habilitação.

Psicólogos afirmam que entre tantas funções que necessitam de nossa atenção plena, está o ato de dirigir. A agente de trânsito e psicóloga Ana Karina Gomes, afirma que ficar atento nas ruas enquanto você dirige é essencial para preservação da vida do condutor e de tantas outras pessoas.

Ainda de acordo com Karina, infelizmente o que pode acarretar em acidente, tendo até vítimas fatais é o fato de a maioria desses acidentes ser causado pela  falta de atenção ou uma distração,e  na maioria das vezes está o uso de um celular no transito.

“É notório o vício de toda a população em redes sociais. Mas é preciso saber dosar o uso, e ficar atento durante a ação de dirigir. É proibido, muito perigoso usar o celular enquanto se dirige”, ressalta Karina.

É por isso, que a cada dia a EPTTC  aumenta a fiscalização nas principais avenidas e os pontos mais movimentados da cidade. A EPTTC realiza Campanhas Educativas e palestras para conscientizar os motoristas para não usar o celular enquanto dirige e obedecer as leis de trânsito corretamente. (ascom)

Falha no WhatsApp faz com que trave aplicativo no telefone de um contato

whats

Dois pesquisadores em segurança da Índia, ambos de 17 anos, descobriram uma vulnerabilidade no aplicativo WhatsApp que faz com que o app trave no telefone de um contato. Segundo Indrajeet Bhuyan, quando uma pessoa usa a versão web do software e manda uma mensagem com cerca de 5 mil emojis, o app congela e é forçado a fechar.

Ainda segundo o pesquisador, após fazer isso, a única maneira da outra pessoa voltar a usar o aplicativo é apagar o histórico de mensagens. A falha afeta principalmente usuários de telefone com Android. Os que utilizam iOS sentem o aplicativo mais lento, mas ainda assim é possível continuar a utilizá-lo.

O maior problema, de acordo com Bhuyan, é que isso força alguém a apagar conversar que podem servir como prova para algum tipo de denúncia ou processo. (Correio Braziliense)

Mulheres são detidas acusadas de roubar celular no centro de Petrolina

Acudas de roubo

Na manhã desta segunda-feira, 11, populares informaram aos policias do 5º BPM que duas mulheres estavam detidas em uma loja comercial localizada na Avenida Souza Filho, Centro de Petrolina (PE), por ter roubado a bolsa de uma cliente e um celular da marca Samsung.

De acordo com a PM, Elaine da Silva Souza, 31 anos, residente no bairro Henrique Leite e Ingrid Medeiros da Silva, 25 anos, residente no mesmo bairro, foram reconhecidas por uma das funcionárias da loja e pelas imagens das câmeras de segurança, que flagraram o momento exato em que Ingrid coloca o telefone dentro de sua bolsa.

Elas foram autuadas em Flagrante Delito e apresentadas com o objeto furtado na Delegacia de Plantão no bairro Ouro Preto.

12345