Fernando Bezerra pede derrubada de veto e defende mais recursos para estados e municípios

Fernando Bezerra

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) criticou o veto da presidente da República, Dilma Rousseff, ao item da Lei 13.254/2016, a Lei de Repatriação de Dinheiro, que garantia que a multa aplicada nessa repatriação fosse destinada a estados e municípios.

Ele defendeu a derrubada do veto, alegando ser esse o único dinheiro novo que poderá entrar nos Fundos de Participação para ajudar estados e municípios a equilibrar suas contas.

Fernando Bezerra Coelho criticou também a decisão do Conselho Monetário Nacional que determina que os juros dos empréstimos dos Fundos Constitucionais sejam superiores aos cobrados pelo programa de sustentação de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Após advertir que isso prejudicará a política de desenvolvimento regional, o senador defendeu uma forte mobilização das bancadas do Nordeste, do Norte e do Centro-Oeste para exigir que o Conselho Monetário reveja a decisão.

— Vai aqui o meu apelo ao ministro [do Planejamento] Nelson Barbosa: que na primeira reunião do Conselho Monetário Nacional possa rever essa decisão. O Nordeste não aceita que os recursos do BNB para beneficiar a indústria, o comércio e a agricultura tenham juros superiores do que taxa do BNDES. Não podemos aceitar isso — declarou.

Prefeituras de Petrolina e Juazeiro trabalham criação de um grande anel viário entre as duas cidades

JULIO LOSSIO

Na coletiva que concedeu a imprensa no última sábado (16) o prefeito de Petrolina Júlio Lossio (PMDB) disse está elaborando em parceria com o colega Isaac Carvalho (PCdoB), prefeito de Juazeiro-BA, o que ele considera ser o maior projeto viário para os municípios, a criação de um grande anel viário entre as duas cidades.

“É um projeto inovador, que vai para o conceito de Parceria Público Privada, mas é um projeto que a gente vai deixar sedimentado, uma união viária entre Petrolina e Juazeiro, e esse projeto está sendo construído a quatro mãos: Governo Municipal de Petrolina, Governo Municipal de Juazeiro, Governo Estadual e o Governo Federal”, informou.

Júlio Lossio acrescentou ainda que técnicos já foram contratados para fazer o estudo topográfico e que o projeto deve ser apresentado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no próximo dia 26.  “Eu diria que será um marco importante porque vai ser um espelho de consolidação de organização que Petrolina tem muito e que é muito importante para Juazeiro porque vai permitir que ela possa se expandir de maneira muito mais organizada do que é hoje e o prefeito Isaac está muito animado com isso também”, ressaltou.

123