Caminho Verde Brasil: R$ 30 bilhões para recuperar áreas degradadas

O Programa Caminho Verde Brasil, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), visa restaurar milhões de hectares de áreas degradadas no país e promover práticas sustentáveis. O ponto de partida foi o segundo leilão Eco Invest Brasil, projeto que superou as expectativas e vai destinar cerca de R$ 30 bilhões para a primeira fase da ação.

Com esses recursos, o objetivo é recuperar 1,4 milhão de hectares de terras degradadas, convertendo-as em sistemas produtivos sustentáveis O Mapa está buscando outros meios para alcançar a meta do programa e restaurar até 40 milhões de hectares em 10 anos.

Segundo dados oficiais, cerca de 100 milhões de hectares utilizados pela agropecuária apresentam diferentes níveis de degradação. A proposta do governo é transformar essas áreas improdutivas em espaços novamente férteis e produtivos, reduzindo a pressão pela abertura de novas áreas e contribuindo para frear o desmatamento.

O consultor ambiental Charles Dayler destaca que a principal vantagem do programa está no aproveitamento inteligente de terras já utilizadas. “Pelo aspecto ambiental, a gente tira a pressão de abertura de novas áreas, ou seja, a gente reduz a pressão de desmatamento, porque sabemos que um dos principais motores de desmatamento é a abertura de florestas para áreas para produção, principalmente agropecuária”, afirma.

Dayler também sinaliza que a recuperação evita problemas de erosão, degradação do solo e impactos negativos sobre os recursos hídricos.  “O programa, ele é sim bem pensado porque abarca todos os pontos da cadeia, ele abarca bem o setor produtivo, que vai voltar a disponibilizar diárias, principalmente para pecuária. E se a gente for pensar sobre a ótica ambiental, evitamos a pressão de desmatamento em novas áreas”, completa.

O Caminho Verde Brasil busca restaurar ecossistemas, assim como criar um novo paradigma para o agronegócio brasileiro, integrando produtividade e responsabilidade socioambiental.

Brasil 61

Serra Talhada: Câmara de Vereadores concede título de cidadão ao ex-prefeito de Cabrobó Marcílio Cavalcanti

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada vai conceder nesta quinta-feira (13) o título de cidadão serratalhadense ao ex-prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti. A reunião solene terá início às 18h na Casa Legislativa Joaquim de Souza Melo e vai contar com a presença de autoridades e convidados.

A honraria, segundo o vereador Manoel Casciano da Silva, autor do  Decreto Legislativo n° 002/2015, foi aprovada por unanimidade na sessão do dia 23 de junho de 2015. “Um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade serratalhadense na qualificação profissional, ministrando cursos na área de transporte de cargas “, justificou o parlamentar, lembrando dos trabalhos realizados por Marcílio Cavalcanti quando esteve à frente do Sest Senat regional.

Nascido em Cabrobó no ano de 1959, ex-presidente do Sindicato Rural e prefeito deste município, entre os anos 2017 e 2020, Marcílio Cavalcanti é formado em Administração de Empresas e pós-graduado, com experiência nas áreas de Educação, Diretoria, Gestão de Pessoas e vivência no Sistema S há mais de 20 anos. Ex- membro do Conselho Administrativo da Federação de Agricultura do Estado de Pernambuco – FAEPE, com títulos de cidadão também dos municípios de Petrolina e Lagoa Grande, Marcílio Cavalcanti agradeceu ao legislativo serratalhadense, através do vereador Manoel Casciano da Silva.

“Ser cidadão de Serra Talhada é ser para sempre agradecido por tudo de bom que esta terra me proporciona. Devolverei com carinho, amor e trabalho toda a generosidade e acolhida deste povo querido”, concluiu o homenageado, reforçando o convite para a solenidade no próximo dia 13 de julho às 18 horas na Casa Legislativa Joaquim de Souza Melo (Rua Enock 1. de Oliveira, 1280, centro).

Class Comunicação

Vencer para chegar ao mata-mata: Santa recebe o Nacional, no Arruda

Julho pode começar com uma ótima notícia para o Santa Cruz. Vice-líder do Grupo 3 da Série D do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos, o Tricolor tem grandes possibilidades de dar o pontapé no segundo semestre já garantindo praticamente a vaga ao mata-mata da competição. Atingir o objetivo com antecedência, porém, não promete ser fácil. Afinal, os pernambucanos terão pela frente o primeiro colocado da chave, o Nacional de Patos-PB. Os clubes se enfrentam neste sábado (1º), às 20h, no Arruda, pela 11ª rodada da competição.

Vencer e classificar

Se vencer o Nacional, o Santa Cruz chegará aos 21 pontos. Justamente a média histórica de pontos que as equipes precisam para, no mínimo, terminar no G4 da primeira fase, desde que a Série D adotou o atual formato de disputa, a partir de 2020.

Dos 24 clubes que terminaram em quarto lugar nos recortes das três edições mais recentes, apenas oito precisaram fazer mais de 21 pontos para ficarem na posição. Os que tiveram aproveitamento mais alto foram o Cascavel (Grupo A7 2020) e Azuriz-PR (Grupo A8 2022), ambos com 24 pontos. Por outro lado, o Globo-RN (Grupo A3 2020) e o Caxias (Grupo A8 2021) foram os que fizeram menos pontos, com 18 cada.

O próprio Santa, no ano passado, precisou de menos de 21 pontos para chegar ao mata-mata. Pelo Grupo A4, a equipe terminou em quarto lugar, somando apenas 19. Na edição de 2023, o Tricolor terá pela frente, além do Nacional, embates com Campinense, Potiguar e Iguatu-CE.

Para o confronto, o técnico Felipe Conceição terá os desfalques do goleiro Michael e do volante Pingo, ambos suspensos por conta do cartão vermelho recebido diante do Sousa. O atacante Emerson Galego recebeu o terceiro amarelo e também está fora.

No gol, Geaze deve ser o substituto. Na frente, Miullen, Iago Silva e Chiquinho brigam pela outra vaga. No primeiro turno, Santa e Nacional empataram em 2×2, no José Cavalcanti. Os paraibanos, vale salientar, vêm de três triunfos consecutivos na Série D.

“Trabalhamos e contamos com todos os atletas. Confiamos no grupo, que é homogêneo, e estaremos fortes para o jogo”, afirmou Conceição.

Ficha técnica / Santa Cruz

Geaze; Rhuan Rodrigues, Ítalo Melo, Guedes e Marcus Vinícius; Emerson Souza, Wagninho e Nadson; Lucas Silva, Miullen (Chiquinho e Pipico. Técnico: Felipe Conceição

Nacional

Rodrigo Carvalho; Dadinha, Yuri Mamute, Caio e Arthurzinho; Moreilândia, Bruno Menezes, Trindade e Esquerdinha;Léo Cereja e Kel Baiano.Técnico: Rodrigo Fonseca

Local: Arruda (Recife/PE)
Horário: 20h
Árbitro: Ilbert Estevam da Silva (SP). Assistentes: Ricardo Jorge Nunes dos Santos Junior e Elaise Juliana Santana Ferreira (ambos de PE)

Folha PE