STTAR se reúne com sindicato patronal para discutir condições de trabalho dos trabalhadores rurais

A Convenção Coletiva de Trabalho da Fruticultura do Vale do São Francisco foi tema de uma reunião entre a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR). O encontro teve como tema central as condições de trabalho e o salário base que já está em vigência, com reajuste salarial de 10,16% para os trabalhadores assalariados rurais de região.

A reunião contou com a presença da presidente do STTAR, Maria Joelma. O sindicato patronal dos produtores também ouviu as pontuações sobre as condições de trabalho do homem e da mulher do campo, que foram observadas durante visitas a propriedades.

“É importante que o patronato e a nossa categoria se empenhem no cumprimento da CCT. As equipes do sindicato, todos os dias, estão nas fazendas e já encontramos pontuais descumprimentos da convenção. E estamos apresentando essas pautas para resolvermos no diálogo. Se isso não for possível, buscaremos os meios legais para garantir que a CCT e os trabalhadores sejam respeitados“, disse Joelma.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, também esteve no encontro. “Para se chegar aos acordos é preciso que as partes entendam da real situação de cada lado. Compreendemos a importância de cada uma das cláusulas dos trabalhadores mas queremos também ser compreendidos em função das limitações impostas pela grave crise econômica mundial, pelos prejuízos de R$ 80 milhões em função das últimas chuvas, o aumento dos preços dos insumos agrícolas e do frete marítimo”, asseverou.

Deixe um comentário