SES-PE divulga Boletim Epidemiológico de Arboviroses Nº 32

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou nesta quarta-feira (14) o Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 32, que abrange o período das semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 10/08/2024.

O levantamento mostra um aumento significativo nos casos de dengue no Estado, com 29.032 casos prováveis, que incluem casos em investigação e confirmados.

Os dados revelam um aumento de 414% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2023. Até o momento, foram confirmados 9.007 casos de dengue, dos quais 160 são classificados como graves, e 10 óbitos foram confirmados como sendo causados pela doença.

O monitoramento epidemiológico também indica que 39 municípios pernambucanos apresentam baixa incidência de dengue, 71 localidades têm incidência média, e 61 municípios estão com alta incidência de casos.

O boletim também reporta 4.598 casos prováveis de Chikungunya, com 1.218 casos confirmados. No caso da Zika, foram notificados 232 casos prováveis, porém, ainda não há confirmações.

No que diz respeito à febre oropouche, Pernambuco registra 118 casos confirmados. O vírus foi isolado em pacientes de vários municípios, incluindo Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende, Camaragibe, Ipojuca, Itaquitinga, Macaparana, Sirinhaém, Bonito, Garanhuns e Aliança.

Até o momento, 39 óbitos foram descartados para arboviroses, e outros 29 continuam sob investigação. A investigação inicial é conduzida pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município onde ocorreu o óbito e, posteriormente, o caso é analisado por um comitê técnico especializado em discussões de óbitos para determinar a causa da morte.

A SES-PE continua acompanhando a situação e trabalhando para mitigar o impacto das arboviroses no Estado.

Deixe um comentário