
(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
A Comissão de Assuntos Econômicos e o plenário do Senado Federal aprovaram, nesta terça-feira (29), um empréstimo de US$ 90 milhões junto ao Banco Mundial para financiar o Programa de Saneamento Rural de Pernambuco (Prosar).
O projeto, que contará com uma contrapartida estadual de US$ 23 milhões, beneficiará cerca de 1,2 milhão de pessoas em 106 municípios do Agreste e Sertão, sendo o maior investimento do estado voltado exclusivamente ao saneamento rural.
Com prazo total de 21 anos e seis meses, incluindo oito anos de carência, os recursos serão utilizados para implantar sistemas de abastecimento de água simplificados, além de fortalecer a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que ganhará sedes regionais descentralizadas.
A governadora Raquel Lyra comemorou a aprovação no Congresso e agradeceu aos parlamentares, em especial ao senador Fernando Dueire, relator da proposta. A expectativa, segundo o secretário estadual Almir Cirilo, é iniciar as operações do programa no segundo semestre deste ano.
Agora, o processo segue para a análise final da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, antes da formalização do contrato e do repasse dos recursos.