A pandemia modificou a forma de ensinar. Com isso as plataformas digitais passaram a ser grandes aliadas no trabalho dos educadores. Algumas dessas práticas vieram para ficar, como o ensino híbrido – mesclando aulas online e presenciais – a ser utilizado em Lagoa Grande. De olho na capacitação dos professores da rede pública municipal, a Secretaria de Educação (SEDUC) está promovendo um curso de formação técnica aos docentes.
Ao longo dessa semana eles estão recebendo orientações sobre o gerenciamento da plataforma Google Education. Isso porque a meta da gestão é manter as tecnologias no ensino, como explica a secretária Fabiana Ribeiro. “As ferramentas tecnológicas surgiram para serem exploradas com isso, o professor reinventa a dinâmica da sala de aula. Ele que já tem em sua essência o espírito pesquisador, através desta plataforma desperta e compartilha este universo de conhecimento com o aluno“, comenta.
Somado ao desejo de modernizar o ensino, o prefeito Vilmar Cappellaro também autorizou a aquisição de 150 notebooks para uso dos professores e 3.500 tabletes aos alunos. Por fim, anunciou a construção de mais uma escola na sede com capacidade para 540 alunos.