Seagri apresenta plano para adaptação climática e segurança alimentar na Bahia

Em busca de soluções para os desafios impostos pelas mudanças climáticas e para garantir a segurança alimentar da população, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) participou na última quinta-feira (29) da plenária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea).

O evento ocorreu no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, e reuniu representantes do governo, sociedade civil e diversas instituições.

Um dos destaques da plenária foi a apresentação do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, conhecido como ABC+ Bahia.

Detalhado por Thiago Guedes, coordenador do programa e chefe de gabinete da Seagri, o plano foi lançado em junho deste ano pelo governador Jerônimo Rodrigues e representa um marco para o desenvolvimento sustentável da agricultura no estado.

“O ABC+ Bahia é uma ferramenta fundamental para que a Bahia possa enfrentar os desafios das mudanças climáticas e garantir a segurança alimentar da população”, afirmou Thiago Guedes. O plano incentiva práticas agrícolas sustentáveis, como o plantio direto, sistemas agroflorestais, integração lavoura-pecuária-floresta, uso de bio-insumos e recuperação de pastagens degradadas, entre outras iniciativas.

Débora Rodrigues, presidente do Consea-BA, destacou a importância da plenária como um espaço democrático para a formulação de políticas públicas. “Este espaço é fundamental para que possamos diagnosticar com precisão a situação da segurança alimentar, nutricional e climática no estado, para propor ações concretas ao governo, sempre em diálogo com a sociedade civil”, pontuou Débora.

O encontro proporcionou um debate amplo sobre as implicações das mudanças climáticas na produção de alimentos e as ações necessárias para mitigar seus impactos, reforçando a necessidade de colaboração entre governo, sociedade civil e instituições para construir um futuro mais sustentável para a Bahia.

Deixe um comentário