Saúde: recuperação de pacientes passa pela atendimento com fonoaudiólogos

Quando se fala na recuperação de pacientes muito se pensa no trabalho de fisioterapeutas ou enfermeiros. Mas os profissionais de fonoaudiologia também são importantes nesse processo. A linguagem é o maior recurso que o ser humano possui para se comunicar.

Ela é a base da cultura, sendo a ferramenta que reflete e traduz cada indivíduo. Mas, seja por motivo de doenças ou acidentes, uma pessoa pode perder esse poder e ter sua presença no mundo desconfigurada. Diante da importância da fala, o profissional trabalhará buscando melhorar sua qualidade de vida, diminuir dores e estabilizar os quadros clínicos.

“A maior parte dos pacientes é acamado. Nosso objetivo é proporcionar maior conforto, porque eles sentem dores por conta do estado em que se encontram”, explica a fonoaudióloga Layara Nogueira. Ela atua em atendimentos de home care, o atendimento à domicílio. E nesses casos, o tratamento é diferenciado.

“É preciso observar o contexto do paciente, as expressões faciais dizem muito: se ele está com dor, se está confortável. Tudo começa com o carinho e o olhar humanizado, para entender o que está acontecendo durante o tratamento”, salienta a fonoaudióloga.

Deixe um comentário