Nessa segunda-feira (12), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou uma reunião solene para homenagear o ex-deputado, ex-governador e ex-ministro Eduardo Campos, marcando o décimo aniversário de seu falecimento.
A cerimônia, proposta pelo líder da oposição na Casa, deputado Diogo Moraes (PSB), reuniu deputados, autoridades e personalidades do cenário político, além da viúva Renata Campos e dos filhos João Campos, atual prefeito do Recife, e Pedro Campos, deputado federal.
O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), elogiou a liderança e o espírito democrático de Eduardo Campos durante seu mandato como governador. “Ele manteve uma excelente relação com o Legislativo e os demais poderes constituídos, optando sempre pelo diálogo, pelo entendimento, valorização dos deputados e respeito à independência da Assembleia“, destacou Porto, lembrando também da disposição de Campos para resolver problemas, mesmo quando na oposição.
Diogo Moraes ressaltou a visão e o papel de Eduardo Campos como um estadista que trouxe um novo ciclo para Pernambuco, com importantes obras e realizações. “Toda a sociedade brasileira perde hoje com a falta de Eduardo Campos. Isso fica ainda mais claro agora, dez anos após sua partida, quando vivemos um mundo cada vez mais polarizado ideológica e politicamente, carecendo de diálogo, empatia, leveza e respeito ao próximo, qualidades que Eduardo sempre demonstrou em toda a sua vida pública. Infelizmente, Eduardo foi o melhor presidente que o Brasil nunca teve”, afirmou Moraes.
Entre os presentes estavam deputados da Alepe, como Aglailson Victor (PSB), Eriberto Filho (PSB), e outros, além de autoridades como o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça, o desembargador Fausto Campos e o conselheiro Marcos Loreto. O senador Humberto Costa (PT-PE) também enviou uma mensagem em vídeo.
Durante a solenidade, o Coral Vozes de Pernambuco, composto por servidores da Alepe, fez uma apresentação. Pedro Campos destacou o legado de seu pai como um exemplo de gestão pública, lembrando ações como a isenção de cobrança da UPE, que exemplificam o compromisso de Eduardo Campos com a prática política verdadeira.
João Campos, por sua vez, refletiu sobre o impacto da política na sociedade, ressaltando que a essência da política é voltada para o benefício dos mais necessitados, como demonstrado pelo trabalho de Eduardo Campos.
A cerimônia também contou com a exibição de um vídeo que revisitou momentos marcantes da trajetória política de Eduardo Campos, incluindo seu primeiro discurso como deputado estadual e sua atuação em eventos significativos, como a resistência ao despejo de moradores em Recife.
Eduardo Campos iniciou sua carreira política na Alepe como deputado estadual em 1991, passou pelo Congresso Nacional como deputado federal e tornou-se ministro de Ciência e Tecnologia em 2004. Ele foi eleito governador de Pernambuco em 2006 e reeleito em 2010, sendo reconhecido por seu trabalho em diversas áreas, como segurança, educação e infraestrutura.
Atualmente, tramita na Alepe o Projeto de Resolução nº 2082/2024, que propõe inscrever o nome de Eduardo Campos no Livro do Panteão dos Heróis e Heroínas de Pernambuco – Fernando Santa Cruz, em reconhecimento ao seu legado e contribuições ao Estado. A proposta é de autoria dos deputados Sileno Guedes e Waldemar Borges.