O Ministério da Educação (MEC) divulgou, às 18h desta terça-feira (4), o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025. A lista dos pré-selecionados pode ser consultada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para cursos em instituições privadas de ensino superior. Nesta edição, 197.080 candidatos foram pré-selecionados na primeira chamada.
O programa recebeu 768.296 inscrições, totalizando cerca de 1,5 milhão de inscrições, uma vez que cada participante pode escolher até duas opções de curso.
A partir desta terça-feira (4), os pré-selecionados devem apresentar a documentação que comprove as informações fornecidas na inscrição diretamente à instituição de ensino. O prazo para entrega vai até o dia 17 de fevereiro.
Cada faculdade participante do Prouni possui regras próprias para o envio dos documentos, que podem ser entregues presencialmente ou de forma virtual, conforme orientação da instituição.
Os documentos exigidos incluem identificação do candidato e dos membros da família, comprovantes de residência, ensino médio, rendimentos, e, se aplicável, documentos relacionados a professores da educação básica, estado civil dos pais e deficiência.
Para obter uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277 em 2025). Já para bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025).
O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 28 de fevereiro. Candidatos não contemplados nas duas chamadas poderão se inscrever na lista de espera nos dias 26 e 27 de março, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da lista de espera será disponibilizado em 1º de abril.