A Receita Federal libera, nesta segunda-feira (30), o segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025.
Este é o maior lote já pago tanto em número de contribuintes quanto em valor total, segundo o Fisco. Além das declarações deste ano, também serão contempladas restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 6.545.322 contribuintes receberão R$ 11 bilhões. Todo o montante será destinado a pessoas com prioridade legal ou por critérios técnicos adotados neste ano.
A distribuição dos beneficiados é a seguinte:
4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix (com chave CPF);
1.044.585 pessoas com idade entre 60 e 79 anos;
496.650 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
148.090 idosos com 80 anos ou mais;
91.363 pessoas com deficiência física, mental ou doenças graves
Apesar de não estarem listados como prioritários por lei, os contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida junto ao Pix ganharam prioridade de pagamento neste ano. Não haverá pagamentos a contribuintes sem prioridade neste lote.
A consulta à restituição foi liberada em 23 de junho e pode ser feita no site da Receita Federal (gov.br/receitafederal), acessando o menu “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível consultar por meio do aplicativo da Receita, disponível para smartphones e tablets.
O pagamento será feito diretamente na conta bancária informada na declaração ou por meio da chave Pix do tipo CPF. Caso o crédito não ocorra por conta desativada, por exemplo, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o contribuinte pode agendar o recebimento via Portal BB (bb.com.br/irpf) ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos números:
4004-0001 (capitais),
0800-729-0001 (demais regiões),
0800-729-0088 (atendimento exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo novamente pelo Portal e-CAC, acessando “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, o campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.