Rally dos Sertões: Sexta-feira foi movimentada em Petrolina, com a largada promocional e as máquinas em ação para uma prévia do que vem pela frente.

Poeira, pedras e velocidade marcaram o primeiro dia do Sertões BRB 2023. Foi o suficiente  para  mostrar que a disputa ao longo das oito etapas que levarão pilotos e navegadores de Petrolina (PE) à Praia do Preá, em Cruz (CE), por 3.800 quilômetros, será emocionante e acirrada. E o que estava em jogo era ‘apenas’ a definição da ordem de largada para a primeira etapa, com o prólogo e o Super Prime. Neste sábado (12) o cronômetro começa a contar de verdade, na primeira das oito etapas.

A sexta-feira começou com a largada promocional, que levou os competidores a atravessar a rampa montada na orla do Rio São Francisco para receber o carinho da população de Petrolina. Em seguida, um gostinho do que os aguarda nos 13 quilômetros do prólogo, com diferentes tipos de piso (cascalho, piçarra e pedras) e trechos sinuosos que exigiram atenção à navegação.

Os oito melhores em cada modalidade – Carro, Moto e UTV -; voltaram a acelerar à tarde no Super Prime, em uma pista de 1.800m montada na Vila Sertões, no Porto Fluvial de Petrolina. Com cruzamentos eliminatórios que apontaram os vencedores.

Nas motos, dois campeões (Adrien Metge e Bissinho Zavatti) ficaram pelo caminho, assim como o norte-americano Mason Klein. Zavatti, vencedor no ano passado, sofreu uma pequena queda, sem se machucar. Com isso, os companheiros da equipe Honda Gabriel Soares, o Tomate, e Martin Duplessis, chegaram ao confronto decisivo, vencido pelo argentino Duplessis.

A primeira etapa, neste sábado, promete ser uma das mais exigentes do Sertões BRB 2023, com início e término em Petrolina (o chamado formato de laço, ou margarida). Pela frente, serão 603 quilômetros, dos quais 304 cronometrados, que alternam trechos técnicos e estreitos com longas retas e diferentes tipos de piso – cascalho, piçarra, pedras e areia e exigirá muito dos navegadores. A primeira moto inicia a especial às 7h.

Deixe um comentário