PSB oficializa deputado federal Danilo Cabral como pré-candidato ao governo de Pernambuco

O PSB oficializou, nesta segunda-feira (21), o nome do deputado federal Danilo Cabral como pré-candidato ao governo de Pernambuco nas Eleições 2022. O anúncio ocorreu em uma solenidade realizada no Recife Praia Hotel, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana.

No terceiro mandato como deputado federal, Danilo Cabral é advogado, tem 54 anos e também já foi vereador do Recife. No dia 11 de fevereiro, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, havia confirmado, no Twitter, que Cabral seria o pré-candidato, mas apagou a postagem e, depois, republicou a mensagem.

Aliança entre o PT e o PSB

O anúncio de Danilo Cabral como pré-candidato ao governo do estado foi feito após um longo imbróglio devido à costura de alianças locais e nacionais com o PT, que chegou a anunciar o senador Humberto Costa como candidato, mas desistiu a fim de facilitar uma parceria nacional e viabilizar a candidatura do ex-presidente Lula (PT).

Em entrevista, Lula afirmou que a retirada da candidatura de Humberto Costa era um “gesto político” ao PSB, já que o Partido dos Trabalhadores pretende lançar o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como candidato ao governo paulista.

O principal impasse é o interesse do PSB em lançar um candidato próprio, a exemplo do ex-governador Márcio França ou, ainda, do também ex-governador Geraldo Alckmin, que está sem partido, mas é apontado como principal pré-candidato à vice da Presidência da República numa chapa com Lula.

Entre as duas siglas, também é discutida a possibilidade de formar uma federação partidária, que promove a união de partidos para atuar de maneira unificada por um período mínimo de quatro anos.

Esse mecanismo entrou em vigor na reforma política aprovada em 2021, na qual foram excluídas as coligações, que, muitas vezes, ocorriam entre partidos sem a mesma ideologia partidária, somente devido a fins eleitoreiros.

Deixe um comentário