Projeto “Periferia em Movimento” valoriza cultura preta e periférica em Juazeiro

O bairro Quidé, em Juazeiro (BA), será palco da 1ª edição do Periferia em Movimento, projeto cultural e social idealizado pelo coletivo Kizomba Cultural, com o propósito de valorizar a cultura preta e periférica por meio da arte, da música, de oficinas e rodas de conversa.

Mais que um evento, o projeto se apresenta como um movimento de resistência e transformação, oferecendo formação cultural gratuita e fortalecendo a identidade negra e o protagonismo da juventude periférica.

A iniciativa reconhece a arte como ferramenta de educação, inclusão e liberdade, além de promover espaços de diálogo e celebração.

Programação

A primeira edição traz uma agenda diversificada que une formação, diálogo e arte:

Oficinas culturais e artísticas: 135 vagas distribuídas em atividades como produção de instrumentos, capoeira, grafitagem, poesia, cordel, rap e criação de conteúdo digital.

Rodas de conversa: debates sobre identidade, resistência e cultura preta, reunindo mais de 30 convidados do Vale do São Francisco e de outras regiões.

Apresentações musicais e performances: mais de 15 atrações, entre artistas independentes, poetas e coletivos culturais, celebrando a força criativa da periferia.

Feijoada Solidária

Para apoiar a realização do projeto, será promovida a Feijoada Solidária, um encontro de gastronomia, cultura e solidariedade em prol do Periferia em Movimento. O evento pretende arrecadar recursos para manter a programação 100% gratuita e reforçar o papel da arte e da comunidade na transformação social.

O Periferia em Movimento busca democratizar o acesso à cultura, fortalecer as expressões afro-brasileiras e reafirmar que a periferia cria, produz e transforma realidades.

Instagram Periferia em Movimento
Instagram Kizomba Cultural

Deixe um comentário