Projeto leva dança e teatro as escolas de Petrolina e transforma a vida dos estudantes através da arte

Incentivar a dança e o teatro nos espaços escolares como componente lúdico, capaz de oferecer aos estudantes um importante instrumento pedagógico para o desenvolvimento corporal e fortalecimento da aprendizagem dos alunos.

Esse é o principal objetivo do projeto Educarte, que é ofertado nas Escolas de Educação em Tempo Integral Miguel Arraes e Anezio Leão, através de uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e o Espaço Cores. Cerca de 200 alunos têm a oportunidade de participar de oficinas, onde são aplicados exercícios técnicos e artísticos, e se trabalha a disciplina, atenção, concentração. Essas práticas podem elevar o prazer por permanecer na escola.

As aulas, que são realizadas uma vez por semana e ministrada pelo professor e coordenador do projeto, Antônio Matos, se destacam entre as atividades preferidas dos estudantes, que contam as horas para o momento chegar. Durante as oficinas, são trabalhadas noções de postura, coordenação motora, criatividade, interpretação e socialização.

Através do projeto, o município torna o currículo ainda mais diversificado e atrativo para os alunos, além de proporcionar novas experiências e aprendizado por meio das expressões culturais e artísticas. O trabalho tem contribuído para melhorar atenção dos discentes em sala de aula, a convivência entre eles e no resultado das avaliações das demais disciplinas. A expectativa é que novas unidades sejam beneficiadas com o Educarte.

Através desse trabalho, os estudantes participam de várias apresentações artísticas em espaços públicos e nas próprias unidades de ensino, como resultado de cada oficina realizada. Depois do projeto, o aluno de 9 anos da Escola Anezio Leão, Luiz Otávio, descobriu o amor pela dança e agora tem o sonho de se tornar bailarino profissional. “Eu amo participar das aulas de dança, pois o projeto nos ensina a ter disciplina e a me relacionar melhor com as pessoas. Me sinto ainda mais motivado para estudar e minhas notas estão melhores ainda. Tenho muita vontade de um dia poder me tornar um bailarino“, disse Luiz.

O secretário executivo da Política de Educação Integral, Thiago Mota, destaca que a Prefeitura de Petrolina tem investido em um currículo diversificado e rico em experiências nesta modalidade de ensino. “O Educarte é um projeto de grande importância para as nossas escolas, pois contribui para a formação do sujeito em sua integralidade, que é algo que o prefeito Simão e a nossa Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane Costa, preconizam. É perceptível, também, a mudança de comportamento dos estudantes, principalmente no que diz respeito à aprendizagem e o interesse em frequentar a escola. Além disso, o projeto alimenta os sonhos e a possibilidade de realizá-los”, finalizou Thiago.

Deixe um comentário