PRF participa da campanha ‘Segurança no Grau’ promovida pela Alepe

Nesta quinta-feira (23), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lançou a campanha ‘Segurança no Grau’ como parte do movimento internacional Maio Amarelo, que visa a conscientização e prevenção de acidentes de trânsito.

A iniciativa, voltada especialmente para motociclistas, contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Corpo de Bombeiros Militar, que ministraram palestras para jovens de escola pública do Recife.

O tema deste ano, ‘Segurança no Grau’, faz um trocadilho com a gíria ‘Moto no Grau’, referindo-se a manobras radicais em motocicletas, que têm sido causa de muitos acidentes e superlotado unidades de trauma nos hospitais. As palestras ocorreram no auditório Sérgio Guerra, na sede da Alepe, com a presença de cerca de 190 estudantes da Escola Sizenando Silveira.

Os jovens participantes aprenderam sobre as atividades da PRF e do Corpo de Bombeiros, os requisitos para obter a primeira habilitação, penalidades por infrações, orientações sobre equipamentos obrigatórios, cuidados para evitar direção perigosa e adoção de boas práticas no trânsito. A PRF também exibiu, na área externa da Alepe, uma motocicleta Harley-Davidson usada em escoltas, um posto móvel e viaturas utilizadas em fiscalizações.

Além das orientações sobre segurança no trânsito, os estudantes demonstraram interesse nas carreiras da PRF, perguntando sobre infrações, concursos públicos e a participação das mulheres na corporação. Alguns revelaram sonhos de ingressar na PRF e se tornarem multiplicadores de boas condutas no trânsito.

A campanha ‘Segurança no Grau’ da Alepe busca reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas. Segundo o Ministério da Saúde, a falta de carteira de habilitação, ausência de equipamentos de segurança como capacetes, excesso de velocidade e o aumento do número de motocicletas são causas significativas de acidentes e mortes no trânsito.

Isaltino Nascimento, superintendente geral da Alepe, destacou que o foco do ‘Maio Amarelo’ é nos jovens que estão próximos de obter a primeira habilitação. “As palestras estão focadas especificamente para quem tem vinculação direta com o uso da motocicleta. Nosso objetivo é fazer um trabalho de prevenção, orientação e direção defensiva. As pessoas serão orientadas pelos especialistas de trânsito em como agir em intercorrências para evitar sequelas na hora do socorro às vítimas”, explicou Nascimento.

O Superintendente Executivo da PRF, Filipe Ranier, ressaltou a importância do engajamento dos jovens na redução da violência no trânsito. “Nós não conseguimos reduzir a violência no trânsito sozinhos. É da coragem de jovens como vocês, do protagonismo de todos nós, que dependemos para cumprir mais efetivamente a nossa missão de salvar vidas”, afirmou Ranier.

Deixe um comentário