Prefeitura de Petrolina capacita profissionais em Libras e reforça inclusão educacional e social de pessoas surdas

Para assegurar o acesso a políticas públicas às pessoas surdas e com deficiência auditiva, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está capacitando profissionais da pasta no curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), visando aprimorar a oferta dos serviços municipais, além de fomentar a inclusão educacional e social desse público.

Esse trabalho faz parte das premissas da gestão municipal de qualificação do atendimento prestado aos petrolinenses.

Realizada nas terças e quintas-feiras na Escola do Saber, das 18h30 às 20h30, a formação é direcionada para professores, gestores, coordenadores e outros profissionais de Educação, com carga horária de 40h.

Ministrado pela professora Maria Aparecida Nascimento, o curso apresenta teorias e práticas da Língua Brasileira de Sinais, para melhor acolher os surdos e garantir sua autonomia na busca dos serviços públicos, além de contribuir ainda mais com a qualidade do ensino.

De acordo com a gestora da Escola do Saber, Midian de Castro, promover esse curso visa consolidar as políticas públicas inclusivas no município. “Ter profissionais capacitados dentro dos serviços públicos e nas unidades de ensino facilita o acesso de quem precisa. Ofertar esse curso mostra que a Prefeitura de Petrolina tem um olhar diferenciado e sensível, pois a língua é uma das coisas mais importante para uma sociedade e fazer com que a comunidade surda possa acessar esses serviços facilitará bastante a vida do cidadão”, afirma Midian.

Deixe um comentário