Prefeitura de Juazeiro promove atividades de conscientização ambiental para alunos da rede municipal de ensino

A educação ambiental está cada vez mais presente na gestão Suzana Ramos, com isso, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), promoveu nesta segunda-feira (03), uma série de atividades voltadas para a conscientização ecológica das crianças.

A ação contou com a participação de 300 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Maria Hosana Nunes, no bairro Jardim Vitória, e teve como objetivo despertar a consciência ecológica nas crianças, ensinando-as sobre a importância de respeitar e cuidar da natureza.

“Ações como essas visam promover a conscientização da população para a questão dos resíduos sólidos e a importância de cada um fazer sua parte para a preservação do meio ambiente”, disse Alexandre Batista de Lima, diretor de Educação Ambiental e Proteção Animal no município.

Durante a ação, foi realizada uma contação de história com o livro “A Árvore Generosa”, que tem como finalidade despertar a consciência e o respeito do homem pela natureza, com uma forte mensagem moral e ecológica. Além disso, houve uma apresentação sobre as partes da planta, onde as crianças puderam identificar as principais partes de uma planta, a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

“É muito importante que a gente possa despertar uma consciência ambiental o quanto antes, e fazer isso com as nossas crianças de uma forma dinâmica e educativa é fundamental para que elas aprendam sobre o tema de uma maneira adequada”, salientou a bióloga da Semaurb Emille Souza.

Outras atividades realizadas foram pinturas e desenhos temáticos, com o intuito de despertar a criatividade das crianças com temas ambientais, explicando o acompanhamento das crianças durante a atividade. Já a coleta seletiva foi abordada com atividades práticas, demonstrando os coletores e perguntando às crianças onde cada material deve ser descartado, como papel, garrafa de vidro, garrafa pet e lata de leite. Além das crianças terem a oportunidade de fazer uma pintura livre, enfatizando a parte sensorial e criativa da atividade.

Para a professora e coordenadora Uilma de Oliveira, essas atividades de educação ambiental são muito importantes para os alunos, pois a escola tem trabalhado com o projeto Pachamama. “É imprescindível que as crianças desde o início tenham essa consciência para o cuidado com nosso meio ambiente para juntos construirmos um mundo melhor, pois essas crianças são o futuro do planeta”, disse Uilma.

A ação da Semaurb tem como objetivo incentivar a conscientização ambiental entre as crianças, mostrando a importância de respeitar e cuidar da natureza desde cedo. A gestão de Suzana Ramos tem enfatizado a importância da educação ambiental, e a ação na EMEI Maria Hosana Nunes é mais uma iniciativa para colocar essa ideia em prática.

Deixe um comentário