A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), participou ativamente do mutirão nacional realizado neste sábado (5), como parte do programa federal “Agora Tem Especialista”.
O objetivo da ação foi reduzir as filas de espera por cirurgias e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).
A mobilização ocorreu simultaneamente em hospitais universitários de todo o país, incluindo o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina. Durante a ação, o HU-Univasf realizou 29 cirurgias e 40 exames, com apoio das equipes da Prefeitura de Juazeiro para a triagem e organização dos pacientes.
O secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, destacou a importância da ação, que contou com diversos tipos de cirurgia e exames de imagem, frisando o impacto positivo para a população de Juazeiro e do Vale do São Francisco como um todo.
“Este dia é a concretização de um trabalho colaborativo que coloca o cidadão no centro das atenções. O programa ‘Agora Tem Especialista’ chega à nossa região para enfrentar de forma incisiva a fila de espera por cirurgias e especialidades. O objetivo deste mutirão é justamente reduzir as filas de espera. O sucesso de hoje mostra que, com planejamento, estrutura adequada e comprometimento, podemos oferecer saúde pública de qualidade no nosso território.”
A ação de cirurgias eletivas, consultas e exames não apenas contribui para a diminuição da fila de espera, mas também busca agilizar o atendimento, trazendo mais eficiência e humanização ao processo de saúde, como destaca o superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino:
“Nós tivemos a honra de executar uma ação coletiva e coordenada para diminuirmos as filas de espera aqui no nosso HU, realizando vários procedimentos cirúrgicos e de exames de imagem que vão contribuir para a melhor qualidade possível do atendimento aos pacientes, aos cidadãos, aos usuários do SUS e, inclusive, aos pacientes de Juazeiro que participaram desse dia“, ressaltou.