Prefeitura amplia fornecimento de água por carro pipa a dezenas de comunidades do interior de Casa Nova

Ouricuri, Cacimbinhas, Entroncamento, Tanque de Couro, Lagoa das Cabaceiras, sede do distrito de Luiz Viana e outras duas dezenas de comunidades, algumas já com arruamento e áreas urbanas, estão sendo abastecidas por carros pipa, bancados pela Prefeitura de Casa Nova, que já decretou estado de emergência em razão da estiagem.

“Não sei por quanto tempo teremos recursos disponíveis para manter esse abastecimento” – registra a Secretaria de Agricultura do Município, Maria de Lourdes Santos Silva – “O prefeito Wilker Torres determinou que mantivéssemos o abastecimento, mas o agravamento da seca e a ampliação das áreas sem água, nem para consumo humano, não sei quanto tempo poderemos manter o ritmo de abastecimento que a seca exige”.

São pelo menos 40 caminhões, contratados pela prefeitura, para atender a uma área de mais de 9 mil quilômetros quadrados, no semi árido, com comunidades espalhadas em todo o território e algumas distantes mais de 200 quilômetros da sede.

Caminhões rodam 150 a 200 quilômetros por dia, entregam a água de casa em casa e retornam. Isso todos os dias desde o início da estiagem.

Maria de Lourdes acompanhou durante duas semanas o abastecimento em comunidades distantes da sede, que estão com açudes e barragens secas e dependem inteiramente do caminhão pipa.

“Não há saída. O prefeito tem furado poços artesianos, tem mantido limpa as barragens, poços e açudes, mas a inconstância das chuvas sempre castiga o agricultor, os moradores do interior” e acrescenta: “De nossa parte nenhum morador, de nenhuma localidade do interior de Casa Nova irá passar sede. Apesar de todas as dificuldades, vamos superar essa fase e voltar a plantar e a colher”.

Deixe um comentário