Prefeita de Dormentes comemora regulamentação de abate de caprinos e ovinos no estado

Com o maior rebanho de ovinos de Pernambuco e o quinto maior do Brasil, Dormentes é referência na caprinovinocultura. O município sertanejo, que está se preparando para a Caprishow 2022, maior Exposição, Feira e Leilão Virtual de Caprinos e Ovinos do Nordeste comemora uma nova conquista: o decreto estadual que estabelece normas técnicas relativas às instalações e equipamentos para funcionamento de abatedouros frigoríficos de caprinos e ovinos em Pernambuco.

Assinado pelo governador Paulo Câmara, o decreto 53.178 foi aprovado pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Ovinocaprinocultura. O decreto considera a importância econômica da caprinovinocultura de corte para o Estado de Pernambuco e padroniza as normas de abate desses animais, sob o ponto de vista industrial, higiênico e sanitário nos estabelecimentos, fator importante na garantia da qualidade do produto ao consumidor.

Essa regulamentação vai possibilitar o desenvolvimento da caprinovinocultura, diminuir a clandestinidade que hoje é de 90% e dar condições para construções de novos abatedouros com investimentos menores. Vai facilitar e desburocratizar a fiscalização uma vez que as normas eram relacionadas apenas para os bovinos“, comenta o o coordenador da Rota do Cordeiro no território do Sertão do São Francisco e presidente da Câmara Setorial da Caprinovinocultura de PE, Cândido Roberto.

Em suas redes sociais a prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti comemorou a regulamentação. “É uma conquista muito importante para a nossa caprinovinocultura! Essa portaria regulamenta o abate de caprinos e ovinos em nosso estado é uma vitória para todos nós, já que não existia no Brasil uma normativa específica para este tipo de abate, até então era usado as normativas do abate bovino, mas são abates totalmente diferentes. Pernambuco é o primeiro estado brasileiro com essa normativa, uma grande vitória para todos os produtores de caprinos e ovinos“, destacou Josimara.

Deixe um comentário