Os preços dos itens mais consumidos durante a semana da Páscoa de 2024 registraram uma queda média de 0,43% em relação ao mesmo período do ano passado. ]
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado contrasta com o cenário observado na Páscoa de 2023, quando houve alta de 20,2% nos preços. Entre os 11 produtos analisados, cinco tiveram redução nos preços: batata-inglesa (-40,5%), cebola (-37,6%), tomate (-7,6%), arroz (-4,1%) e pescados (-0,2%).
Por outro lado, seis produtos apresentaram aumento: alho (26,3%), chocolate em barra e bombom (18,5%), chocolate e achocolatado em pó (15,1%), ovo de galinha (13,2%), azeitona (13,2%) e azeite de oliva (12,6%).
Segundo a FecomercioSP, a alta nos chocolates está relacionada à quebra de safra em países produtores, como Gana, importante fornecedor mundial de cacau, o que impactou diretamente os preços globais do produto.
Apesar da variação nos preços, a expectativa da entidade é positiva para o comércio. A projeção é de que os supermercados paulistas tenham um aumento de 5% no faturamento em abril, comparado ao mesmo mês de 2023. Esse desempenho é impulsionado não apenas pela Páscoa, mas também por fatores como o mercado de trabalho aquecido, crescimento da renda e maior oferta de crédito.
Fonte Agência Brasil