Povoado do Caboclo ganha novas mudas de árvores

O Povoado do Caboclo, distrito de Afrânio, distante 120km de Petrolina, ganhou um presente em uma das suas agradáveis áreas: o plantio de 28 mudas de Ipês (Pau d’Arco), uma iniciativa de um dos seus moradores e amante do lugar, o arquiteto Cosme Cavalcanti, com o apoio da UNeb Campus Juazeiro, através das professoras Herbenia e Gertrudes.

Conhecido pelo seu casario antigo e colorido, que remete a todos a cenários cinematográficos e os seus tamarineiros centenários, com mais de 150 anos e que fazem parte do cenário do largo principal , além de uma igreja datada de 1835, Caboclo é refúgio de muitas famílias. Lugar bucólico e que tem eventos concorridos, como a festa de aniversário de um dos imensos tamarineiro, além da festa em dezembro do seu padroeiro Senhor do Bonfim com um dos melhores réveillons que atrai pessoas da região e de outros lugares.

A história de Caboclo se cruza com a vida de José Francisco de Albuquerque Cavalcanti, o Pai Chico. Patriarca de várias famílias do lugar,  Pai Chico foi o quinto prefeito de Petrolina (PE). O viajante tem vários motivos para colocar o povoado em seu roteiro turístico: além do clima agradável, o cenário colorido do largo, Caboclo tem o museu Pai Chico que conta a história do lugar, além de um contato quase mágico com a natureza que rodeia o lugar, com trilhas e lugares inusitados para se explorar.

Deixe um comentário