Polos de Ensino Digital da UNIFG abrem novos caminhos em Pernambuco

No Brasil, cerca de 2,5 milhões de brasileiros já escolheram a modalidade de educação a distância para dar entrada no ensino superior, conquistar um diploma e ter uma profissão após quatro anos de conhecimento. Os dados são do último Censo do Ensino Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Assim como diversos brasileiros, o sonho da recifense Katharina Villas Boas, de 21 anos, é empreender e abrir a sua própria empresa. Por isso, a jovem investiu na sua capacitação profissional e está cursando o 1º semestre do curso de Design Gráfico no Centro Universitário UniFG, uma instituição que tem investido na democratização da educação através da ampliação da sua rede de polos em Pernambuco.

Ainda segundo o Inep, em relação ao ano de 2021, os dados apontam um crescimento exponencial de 23,8% na modalidade EaD, que deixou de ser vista como uma opção apenas para adultos que precisaram desistir do estudo para trabalhar e cuidar financeiramente da família, em 2022. O número de jovens recém-saídos do Ensino Médio e escolhem o Ensino Digital para dar início a gradação é uma prova disso.

Apenas com um sonho de empreender e desenvolver a sua própria empresa, Katharina esbarrou na dúvida comum, como todo jovem, entre todas diversas opções de cursos de graduação. “Há um ano, eu não sabia exatamente o que fazer, fiquei bem confusa. Comecei com Serviço Social e fui parar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no final do ano”, explica a universitária. Porém, no ambiente de trabalho, descobriu a área que viria a se apaixonar e decidiu iniciar uma segunda graduação simultaneamente. “Vi a oportunidade de iniciar o curso com a bolsa da UniFG on-line e aproveitei. Estou amando a experiência”.

Na modalidade de educação a distância, a universidade oferece uma plataforma de estudos com aulas pré-gravadas e pós-produzidas de alta qualidade, com um conteúdo audiovisual dinâmico, com linguagem digital adaptada para aprendizagem remota e uma grande diversidade de exercícios para estudar e praticar. Além disso, o formato disponibiliza a possibilidade de estudar de qualquer lugar, via acesso à internet, e o acesso a laboratórios de informática e a biblioteca do Polo.

Com dois cursos em andamento, a universitária planeja colocar em prática o que está aprendendo na graduação. “Meu objetivo é ser contratada por uma empresa de grande porte na área do meu curso para adquirir mais conhecimento e experiência, e lá na frente, abrir a minha própria empresa. Na minha cabeça, fazer um curso desse era muito caro e estava fora de cogitação no momento, mas a UniFG me deu a oportunidade de forma leve e acessível”, conta.

Com mais de 20 anos de atuação, o centro universitário é parte do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade no Brasil. De acordo com a diretora corporativa de operações comerciais de Educação Digital da  nima Educação, Maria Carolina Lourenço, o modelo democratiza ainda mais o ensino superior no Brasil e torna o diploma um sonho possível para uma importante parcela dos brasileiros.

“Além do nosso grande diferencial de qualidade acadêmica, comprovado com o ótimo desempenho dos nossos estudantes no Enade, o valor das mensalidades é outro diferencial, pois garantimos que estudantes em diferentes momentos da vida ingressem no ensino superior”, detalhou a diretora corporativa.

Jornada Empreendedora
O Ensino Digital também é um caminho para o empreendedorismo. A expansão dos Polos EAD mostrou uma oportunidade para quem deseja ter seu próprio negócio com toda estrutura e reconhecimento do mercado. Parceiro da UniFG, o mantenedor Emerson Gandia Puga, está em processo de inauguração de um novo polo em Recife, no bairro de Caxangá. “Empreender envolve resiliência, foco e coragem, mas empreender na educação envolve paixão e inovação. A possibilidade de transformar e melhorar a qualidade de vida de alguém através da educação é, certamente, um dos mais gratificantes benefícios que o empreendedorismo trouxe para a minha vida”, comentou Puga.

Enquanto a UniFG cresce, com ela também os alunos e alunas que se formarão beneficiando suas comunidades, famílias e, consequentemente, todo estado. Essa é uma transformação real de vidas com a concretização de sonhos e conquistas.

Diário de Pernambuco

Deixe um comentário