Polícias e bombeiros levaram média de quase 300 trotes por dia entre janeiro e abril deste ano

Nos primeiros quatro meses de 2024, as Polícias Civis e Militares e o Corpo de Bombeiros de Pernambuco receberam um número alarmante de trotes. Dados divulgados nesta quarta-feira (29) revelam uma média diária de quase 300 ligações irregulares ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods).

A Polícia Civil deflagrou a Operação Trotes para combater essa prática. A ação cumpriu sete mandatos de busca e apreensão contra suspeitos de realizar essas ligações, mobilizando recursos desnecessariamente e comprometendo a resposta a ocorrências reais.

De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos não foram presos devido ao delito ser considerado de “menor potencial ofensivo”. Eles serão investigados e poderão enfrentar acusações de falsa informação de ocorrência policial, com pena prevista de até seis meses.

Durante as investigações, foram identificadas 7.881 ligações suspeitas feitas de 15 terminais telefônicos no primeiro trimestre de 2024, resultando em uma mídia diária de 86 trotes. Cinco desses terminais eram telefones públicos que já foram desativados pelas operadoras.

A Operação Trotes e os dados divulgados mostram a gravidade do problema dos trotes em números de emergência em Pernambuco. A Polícia Civil continua suas investigações para responsabilizar os envolvidos e mitigar os impactos negativos decorrentes de práticas no sistema de segurança pública.

Deixe um comentário