Polícia Militar da Bahia celebra sete anos da Ronda Maria da Penha em Juazeiro

No próximo dia 19 de novembro, a Operação Ronda Maria da Penha completa sete anos de implantação na cidade de Juazeiro (BA). Inspirada numa estratégia da polícia militar do Rio Grande do Sul, a PM-BA decidiu interiorizar a Ronda e em 2015 trouxe as políticas de enfrentamento para a região Norte do estado.

A Ronda Maria da Penha em Juazeiro foi a primeira no interior da Bahia, atendendo tanto na área urbana como na área rural deste município. A operação consiste em uma tropa especializada no serviço de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, que tem como missão salvaguardar a vida e os direitos humanos das mulheres.

Além de atender ocorrências diárias, a Ronda Maria da Penha realiza palestras para a comunidade em geral, promovidas por iniciativa da ORMP ou por solicitação externa, como grupos ou entidades públicas e privadas.

Nos balanços da PM-BA, desde a sua implantação foram realizados o acompanhamento individual de 1246 mulheres, 7309 fiscalizações de medidas protetivas de urgência, 124 prisões de agressores e nenhum crime de feminicídio entre as mulheres acompanhadas operação.

Deixe um comentário