Polícia Federal desarticula grupo criminoso envolvido em mineração ilegal na Bahia

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (17), a Operação Gameleira com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em práticas ilícitas, incluindo mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada. As ações do grupo ocorriam em diversos municípios da Bahia.

Mais de 70 policiais federais participaram da operação, cumprindo mandados de prisão preventiva, mandado de prisão internacional pela INTERPOL e mandados de busca e apreensão em diversos municípios, incluindo Salvador, Campo Formoso, Jaguarari, Oliveira dos Brejinhos e Petrolina (PE).

As investigações apontaram que os proprietários de uma fazenda em Jaguarari (BA) permitiam e organizavam a extração ilegal de quartzo verde por garimpeiros locais, sem autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) ou licença ambiental.

Essa extração, realizada mediante o pagamento de valores, tinha como destino a exportação para a China, sendo embarcada pelo Porto de Salvador em contêineres.

Os investigados enfrentarão acusações relacionadas a mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada. As penas previstas para esses crimes, somadas, ultrapassam 15 anos de prisão.

A Operação Gameleira reforça o compromisso das autoridades em combater atividades criminosas que prejudicam o meio ambiente e a ordem pública, destacando a atuação transnacional do grupo ao exportar minerais para a China.

Deixe um comentário