PMBA apresenta balanço de 2025 com queda nos crimes letais e ações de segurança em Juazeiro e região Norte

A Polícia Militar da Bahia apresentou um balanço positivo das ações realizadas ao longo de 2025 em Juazeiro e em toda a região Norte do estado. Os dados foram divulgados durante entrevista concedida ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, pelo subcomandante regional PM Luiz Henrique, comandante regional, e pela tenente PM Tatiane, responsável pela Ronda Maria da Penha.

De acordo com o subcomandante regional Luiz Henrique, os crimes letais intencionais contra a vida (CLVI) apresentaram uma redução expressiva de 42,9% na região Norte da Bahia, que abrange 19 municípios.

O comandante destacou que todas as unidades subordinadas ao comando regional alcançaram redução nos índices, com quedas que variaram de 26,8% a até 88% em alguns municípios, superando metas estabelecidas pela Secretaria de Segurança Pública.

Segundo o oficial, os resultados são fruto de um trabalho integrado que envolve planejamento estratégico, policiamento ostensivo preventivo, ações repressivas qualificadas e, principalmente, o fortalecimento do setor de inteligência. Ele ressaltou ainda o empenho da tropa e o apoio do comando regional, além da atuação conjunta com outros órgãos de segurança.

Os números operacionais também chamam atenção. Somente em 2025, a Polícia Militar conduziu 4.493 pessoas à delegacia, apreendeu 652 armas de fogo, 443 armas brancas e 51 simulacros de armas. Além disso, 261 veículos roubados ou furtados foram recuperados, devolvendo tranquilidade às vítimas. No combate ao tráfico de drogas, foram registradas 553 ocorrências envolvendo maconha, 385 de cocaína e 173 relacionadas ao crack, além de 1.188 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).

Durante a entrevista, o comandante destacou ainda que, apesar do avanço de facções criminosas em outras regiões do país, Juazeiro não registra domínio territorial por organizações desse tipo. Segundo ele, há indivíduos que se declaram faccionados, mas a Polícia Militar atua de forma permanente e integrada para impedir a instalação e fortalecimento dessas estruturas criminosas.

O subcomandante regional também ressaltou os investimentos feitos pelo Governo do Estado na área de segurança, como a ampliação do sistema de monitoramento por câmeras com reconhecimento facial e o fortalecimento do Centro Integrado de Comunicação (CICOM). A tecnologia, segundo ele, tem auxiliado na captura de foragidos da Justiça e no monitoramento de áreas de grande circulação, especialmente durante eventos e festas populares.

Na sequência da entrevista, a tenente PM Tatiane falou sobre o trabalho da Ronda Maria da Penha, destacando o papel preventivo da unidade no enfrentamento à violência contra a mulher. Ela alertou que os números de agressões são preocupantes em todo o país, mas afirmou que, em Juazeiro, a atuação preventiva e o acompanhamento das vítimas têm contribuído para conter casos mais graves, como o feminicídio.

A comandante reforçou que a Ronda Maria da Penha atua para garantir segurança às mulheres que possuem medidas protetivas, oferecendo acompanhamento contínuo e orientações. Tatiane fez um apelo para que as mulheres não se calem e denunciem qualquer tipo de violência, ressaltando que o trabalho da polícia é uma obrigação legal e um compromisso com a preservação da vida.

Ao final, os representantes da Polícia Militar destacaram que, apesar dos desafios, 2025 foi um ano de conquistas para a segurança pública em Juazeiro, e reforçaram o compromisso de continuar trabalhando de forma integrada para reduzir ainda mais a criminalidade e ampliar a proteção à população em 2026.

Deixe um comentário