Petrolina terá polo de observação astronômica do eclipse solar anular

O município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai contar com um polo de observação astronômica do eclipse solar anular. A iniciativa é do projeto de Extensão Clube de Astronomia Sertão Scorpius do IFSertãoPE e a Liga Acadêmica de Astrobiologia da Univasf. A observação do fenômeno ocorrerá neste sábado (14), a partir das 15h, na orla 2 de Petrolina, próximo ao posto de combustível All Time. Haverá outro polo na Orla II da cidade vizinha, Juazeiro, na Bahia.

O eclipse anular do Sol ocorrerá por volta das 15h, e após 1h40, a Lua passará completamente na frente do sol, deixando um “anel de fogo” do sol visível atrás da Lua. Isto é, por volta das 16h40 haverá o pico máximo do eclipse, denominado anularidade que durará entre 1 a 5 minutos, dependendo de onde você o visualiza. Durante o eclipse, o céu ficará mais escuro, embora não tão escuro como durante um eclipse solar total.

Cuidados especiais para observar o eclipse
O Clube de Astronomia Scorpius alerta que a exposição aos raios solares pode trazer prejuízos a visão de forma irreversível. Por isso, a orientação é não olhar diretamente para o Sol ou utilizar folhas de raio-X, óculos escuros ou materiais caseiros para se observar o eclipse. Em nenhum momento os observadores devem também fazer uso direto de telescópios ou binóculos sem filtros específicos para observar o fenômeno.

A observação do eclipse deve ser feita com segurança com uso de instrumentos especiais como telescópios adaptados com filtros especiais. Filtros de soldador acima do número 14 (ISSO 12312-2) também podem ser utilizados por alguns segundos.

Fonte G1 Petrolina

Deixe um comentário