Petrolina irá sediar seminário sobre políticas e práticas da implementação do Serviço de Acolhimento Familiar

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Escola Superior (ESMP) e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAO IJ), irá realizar, no próximo dia 30 de outubro, a segunda edição do seminário “A Casa é Sua: normas, políticas e práticas da implementação do Serviço de Acolhimento Familiar – SFA”. O encontro ocorrerá no auditório da Faculdade UniFTC, localizado na Av. Clementino Coelho, n.º 714, no Centro de Petrolina, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

A programação é voltada para integrantes do MPPE, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), dos Conselhos Tutelares e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Gestores Públicos e demais interessados na temática. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de outubro através do link.

Estão previstas as palestras “Acolhimento familiar: o direito à convivência familiar com afeto”, que será ministradas pelo Promotor de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Millen Castro Medeiros de Moura; e “Acolhimento Familiar e continuidade de cuidados: o papel do afeto no desenvolvimento”, pela Psicóloga e Coordenadora do Serviço de Família Acolhedora do Aconchego/DF, Julia Matinatto Salvagni, ambas seguidas de debates.

Haverá ainda o relato de experiência sobre o funcionamento do Programa de Acolhimento Familiar no município de Salvador, pela psicopedagoga Edileide Antonino; e a oficina ”O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e a interface com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, que será coordenada pelas assistentes sociais da Gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade/ Secretaria Executiva de Assistência Social do Estado de Pernambuco, Cláudia Souza e Patrícia Brainer.

O seminário conta com carga horária de 6h e será disponibilizado certificado para aqueles que cumprirem 100% de presença.

A iniciativa faz parte da programação de três encontros, tendo sido o primeiro realizado no dia 16 de outubro e o próximo previsto para o dia 18 de dezembro, em Caruaru. A realização do encontro conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas do Governo de Pernambuco.

Deixe um comentário