Petrolina: Entenda quando é necessário acionar a Defesa Civil

Neste período de primavera, junto com as altas temperaturas e o sol forte, são comuns as intensas pancadas de chuva, com ventos fortes e grande acúmulo de água. Porém, de acordo com os Institutos de Meteorologia, há previsão de chuvas abaixo da média nos próximos meses. Mas, em caso de precipitações inesperadas em que seja preciso pedir auxílio da Defesa Civil, a população pode recorrer ao atendimento através do número de telefone 153.

Em Petrolina, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil é vinculado a Secretaria Executiva de Segurança Pública, que é o órgão responsável por atuar na gestão de risco e no gerenciamento de desastres. O objetivo do trabalho é evitar catástrofes, minimizar seus impactos e restabelecer a normalidade social.

“Nosso principal objetivo é a redução de riscos e do impacto de fenômenos naturais na cidade, atendendo a população da forma mais rápida possível em momento de necessidade”, explica o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino.

De forma articulada, o trabalho da Defesa Civil abrange ações de prevenção (atividades de orientação e educativas), mitigação (diminuição ou limitação dos impactos), preparação, resposta (socorro imediato e assistência inicial à população atingida) e recuperação (restabelecimento da normalidade).

“Para que os resultados sejam positivos, e seguindo as orientações do prefeito Simão Durando, todas as secretarias do município trabalham em conjunto, além de contar com a ampla participação da comunidade. Por isso, focamos muito no repasse de informações básicas sobre como proceder nas mais variadas situações e na capacitação das pessoas que farão o primeiro atendimento à população atingida”, aponta o coordenador.

Deixe um comentário