Petrolina: cachorros atacam gato no Jatobá e moradores cobram medidas para controle dos animais de rua

Animal foi resgatado por moradores

Moradores do bairro Jatobá, em Petrolina, resgataram um gato que foi atacado por cerca de 10 cachorros na madrugada de terça-feira (22). O animal foi socorrido e está sendo medicado, graças a ação solidária da população. Mas o caso gerou indignação no grupo.

As políticas públicas de proteção aos animais foram colocadas em cheque pelos moradores do bairro. “Foi feito um evento para inaugurar um Castramóvel e a promessa era que os animais seriam castrados e ficariam para adoção no Centro de Zoonoses. Porém até hoje o que se viu foi a visita rara desse castramóvel em alguns bairros onde só tutores podiam levar seus animais e fazer um cadastro para castração. Os animais de rua que não tem tutores não vão ser castrados?”, questionou o grupo através do Whatsapp.

Segundo a população, os animais ficam abandonados nas vias públicas, inclusive nos espaços como feiras e o grupo chama atenção para as medidas de controle populacional. “A culpa não é dos cachorros, mas é necessário medida de controle da população de cães e gatos em Petrolina“, afirma o texto enviado ao Blog.

O que diz a Prefeitura de Petrolina?

Em nota, a Secretaria de Saúde, órgão responsável pela gestão do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Castramóvel em Petrolina afirmou que:

“tem atuado na causa animal na cidade. Através do Castramóvel, animais em situação de rua, localizados em bairros com casos positivos de leishmaniose humana, foram os primeiros comtemplados com as castrações e controle populacional. Após essa contemplação foi a vez de animais com tutores de baixa renda receberem os serviços do Castramóvel. Foram 4 residenciais contemplados, e na programação para 2023 novas localidades estão sendo inseridas. Após a castração, os animais de rua são levados para recuperação pós cirúrgica no CCZ, onde também ficam disponíveis para adoção. Os casos em que os animais não são adotados, retornam para as localidades onde são capturados”.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, somente em setembro “a gestão do Prefeito Simão Durando implantou a Patrulha Animal, que é uma viatura especializada e conta com profissionais capacitados, entre eles uma veterinária que acompanha as ações para verificar as ocorrências relacionadas a maus-tratos de animais”.

Como ajudar o animal resgatado?

Sobre o gatinho resgatado, o grupo já investiu mais de R$ 900 no tratamento e quem tiver interesse de ajudar financeiramente ou adotar o animal pode entrar em contato com o Blog para mais informações.

Deixe um comentário