O instituto DataTrends divulgou nesta quinta-feira (4) uma pesquisa projetando a eleição para prefeito de Petrolina. O levantamento mostra a liderança tranquila do prefeito Simão Durando (UB) na corrida eleitoral. Segundo o DataTrends, o gestor petrolinense seria reeleito no primeiro turno, com uma margem tranquila.
O instituto mostra que o atual prefeito teria 56% dos votos válidos, seguido de Júlio Lóssio (PSDB) com 26%, Odacy (PT) 12%, Perpétua da Saúde (Psol) 2% e Lara Calvacanti (PL) 2%. A pesquisa ouviu 750 pessoas entre os dias 25 e 28 de junho.
O atual prefeito de Petrolina vence em todos os cenários projetados pelo DataTrends. No cenário estimulado, Simão aparece com 43%. Em segundo lugar vem Júlio Lóssio com 21%. Em terceiro está Odacy Amorim (PT) com 9%. Perpétua Rodrigues e Lara Cavalcanti empatam com 2% na última posição. Brancos e nulos somam 9% e não souberam responder 14%. Dessa forma, Simão teria uma vantagem de 9% sobre a soma de todos os pré-candidatos juntos.
Ainda foram realizados cenários de confrontos diretos. Simão venceria Lóssio por 67% contra 33% dos votos válidos. O atual prefeito também venceria Odacy Amorim (83% a 17%). Simão levaria ampla vantagem (93%) contra Perpétua (7%). Assim como, venceria Lara Cavalcanti (94% a 6%).
A pesquisa reforça os cenários apresentados por diversos institutos que projetam as eleições de 2024. Em todos os levantamentos realizados e divulgados desde o ano passado, Simão Durando aparece liderando com folga.
O estudo realizado pelo DataTrends tem margem de erro máxima de 3,57% e nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional sob o nº PE-03917/2024.