Um levantamento divulgado nesta terça-feira (22) pela Paraná Pesquisas indica que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida presidencial de 2026, caso tenha sua elegibilidade restituída.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de abril com 2.020 pessoas em 160 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Na simulação estimulada de 1º turno com seis candidatos, Bolsonaro aparece com 38,5% das intenções de voto, à frente do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem 33,3%. Ciro Gomes (PDT) figura em terceiro, com 9,7%.
No cenário em que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro substitui o marido, ela obtém 31,7% das intenções, empatando tecnicamente com Lula, que tem 33,7%.
Quando o nome testado é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ele aparece com 27,3%, atrás de Lula, que lidera com 34,0%. Já no cenário com Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná, Lula mantém os 33,3%, enquanto o paranaense soma 16,2%.
Cenários de 2º turno
A pesquisa também simulou confrontos diretos entre Lula e três nomes da direita:
Bolsonaro x Lula: Bolsonaro vence com 5,6 pontos de vantagem.
Michelle x Lula: empate técnico dentro da margem de erro.
Tarcísio x Lula: também empate técnico.
Embora Bolsonaro esteja inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o levantamento mostra que, se liberado, ele ainda possui força significativa no eleitorado. A pesquisa tem 95% de nível de confiança.