Pernambuco registra mais de 1,3 mil assassinatos nos primeiros quatro meses de 2024

(Foto: Ilustração)

Pernambuco enfrenta um aumento preocupante na violência, com mais de 1,3 mil casos de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) registrados nos primeiros quatro meses de 2024, conforme dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) em seu portal oficial na internet.

A SDS aponta que, somente em abril, foram registrados 324 assassinatos, representando um aumento de 2,2% em comparação com o mesmo período de 2023, quando houve 317 ocorrências.

No acumulado do ano, o estado contabilizou 1.312 casos de homicídios, um aumento de 7,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 89 homicídios a mais.

Com esses números, Pernambuco apresenta uma média diária de 10,8 assassinatos em 2024. O interior do estado lidera o ranking de regiões com o maior número de homicídios, registrando 621 mortes nos primeiros quatro meses do ano, seguido pela Região Metropolitana do Recife (RMR) com 411 casos e a capital, Recife, com 280 ocorrências.

O governo estadual lançou o plano “Juntos Pela Segurança” em novembro de 2023, com o objetivo de reduzir em 30% o número de MVIs até 2026, além de diminuir os índices de Crimes Violentos Contra o Patrimônio e crimes violentos contra a mulher.

O plano conta com um investimento de mais de R$ 3 bilhões em segurança pública, representando uma redução anual média de 10%, comparável ao Pacto Pela Vida (PPV) do governo anterior, que buscava uma redução anual de 12%.

As informações são do Diário de Pernambuco 

Deixe um comentário