Pernambuco alcançou o 3º lugar no ranking nacional de inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIUs) por procedimento ambulatorial, conforme dados do primeiro semestre de 2024 do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA-SUS), do Ministério da Saúde.
No período, foram realizadas 3.623 inserções de DIUs, além de 1.285 procedimentos secundários, como os realizados após partos.
A secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, destacou a importância do feito, ressaltando que “um governo de mulheres não poderia ser diferente”. Ela elogiou o aumento no acesso ao método contraceptivo, promovendo o planejamento reprodutivo e o respeito à autonomia das mulheres.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) investiu na qualificação de profissionais de saúde através da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher (Geasm). A formação de enfermeiros para a inserção, revisão e retirada de DIUs foi um fator chave para o sucesso, com a participação de 26 enfermeiras em maternidades estaduais e outras instituições de saúde.
Cleonúsia Vasconcelos, gerente de Atenção à Saúde da Mulher, atribui o êxito à descentralização da oferta de serviços e ao investimento em informação, permitindo que as mulheres façam escolhas conscientes sobre métodos contraceptivos.
Além disso, a SES-PE facilitou a aquisição de 200 kits de inserção com o apoio da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e implementou um projeto para garantir que as mulheres possam realizar a inserção do DIU antes de deixar a maternidade, reduzindo a incidência de gravidezes não planejadas.
Os serviços de inserção de DIUs estão disponíveis nas unidades de Atenção Primária à Saúde, como Centros de Saúde e Policlínicas, além dos hospitais regionais que possuem ambulatórios de Planejamento Reprodutivo.