
(Foto: Internet)
A governadora Raquel Lyra decretou, nesta terça-feira (8), Situação de Emergência em 101 municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco, devido à estiagem prolongada e à seca hidrológica que afeta os reservatórios e a rede de abastecimento de água da região. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado e terá validade de 180 dias.
A decisão, formalizada pelo Decreto nº 58.927, teve como base pareceres técnicos da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC/SDS), Apac, Compesa e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca. O documento autoriza a adoção de medidas emergenciais por órgãos estaduais, em articulação com esferas federais e municipais, para mitigar os impactos da estiagem.
De acordo com o decreto, os órgãos competentes devem adotar “as medidas necessárias para o enfrentamento da situação”, com ações que podem incluir o reforço no abastecimento de água, apoio à produção agrícola e pecuária, além de medidas assistenciais à população afetada.
A lista dos municípios inclui cidades como Petrolina, Caruaru, Serra Talhada, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista, entre outras.
A seca prolongada tem afetado fortemente o interior do estado, com impacto direto na agricultura familiar, no consumo humano e na pecuária, exigindo ações rápidas para reduzir os prejuízos sociais e econômicos da população afetada.