Pelo 16º mês, roubos de veículos crescem em Pernambuco

As constantes investidas contra veículos preocupam os motoristas e desafiam a polícia. Em Pernambuco, pelo 16º mês consecutivo, houve aumento no número de roubos.

Somente neste ano, de janeiro a agosto, 7.369 condutores foram abordados e tiveram seus veículos levados por criminosos. Um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2021, quando 6.443 queixas foram registradas.

Os furtos de veículos em Pernambuco também cresceram, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). Ao todo, 4.294 ocorrências, entre janeiro e agosto de 2022, contra 3.028 no mesmo período do ano passado. A alta foi de 41,3%.

Somente em agosto, foram 618 furtos – resultado mais alto desde junho de 2017, quando 626 queixas foram somadas. “A gente conseguiu detectar que o grande foco nessa modalidade de crime é a Mata Norte do Estado. Temos criminosos que praticam atos na capital e Região Metropolitana e, através da BR-408, eles conseguem fugir para a Mata Norte. Na região, os veículos são, muitas vezes, desmontados, adulterados e mandados para fora do Estado“, explica o delegado Diego Acioli, titular da Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos de Veículos.

Diego reforça que as vítimas precisam registrar queixa imediatamente após o roubo ou ao constatarem o furto dos veículos. “A gente pede que comunique ao (número) 190, porque já é gerado um alerta. A informação é repassada, e a Polícia Militar já empreende diligência. A pessoa também tem que comparecer à delegacia para prestar queixa. Não pode ser pela internet. Ela deve indicar o local com exatidão para que possa ser mapeado pela polícia, evitando que novos casos aconteçam.”

Fonte JC Online

Deixe um comentário