Estudantes que utilizarem suas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cursar licenciaturas poderão receber uma bolsa mensal superior a R$ 500 a partir de 2025.
A iniciativa, chamada de Pé-de-Meia para Licenciaturas, será oficialmente anunciada ainda este mês, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, que compartilhou as informações nesta sexta-feira (1º).
O programa visa atrair estudantes com boas notas no Enem para cursos de licenciatura, incentivando a formação de futuros professores em áreas como matemática, física, química e biologia, onde há carência de profissionais qualificados.
De acordo com o ministro, os recursos ficarão retidos em uma poupança e poderão ser acessados após a conclusão do curso, além da bolsa mensal paga durante a graduação.
Além do Pé-de-Meia para Licenciaturas, Santana planeja lançar o programa Mais Professores, inspirado no Mais Médicos. Este programa deve oferecer incentivos financeiros para docentes trabalharem em áreas com maior demanda e escassez de profissionais, assim como ocorre com médicos no programa de saúde. A proposta busca valorizar o papel do professor e garantir que regiões com baixa cobertura de profissionais da educação sejam atendidas.
Para Santana, essas iniciativas são essenciais para reverter a falta de interesse na carreira docente e evitar uma crise de escassez de professores no país. De acordo com dados do Semesp, o Brasil pode enfrentar uma carência de até 235 mil professores de educação básica até 2040, caso a atual tendência de desinteresse na profissão continue.
As medidas, segundo o ministro, também são um esforço para que a sociedade brasileira reconheça e valorize o papel fundamental do professor, promovendo uma cultura de valorização da profissão no país.
As informações são da Agência Brasil