Para reduzir tempo de análise, Fiocruz envia kits de diagnóstico do coronavírus a Pernambuco 

(Foto: KENA BETANCUR / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

Os kits de diagnóstico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para o novo coronavírus foram enviados a Pernambuco e começarão a ser aplicados cerca de dez dias após sua chegada. A expectativa é reduzir o tempo do detecção do vírus de 72h para menos de 24h, estima a secretaria Estadual de Saúde. Hoje, as amostras colhidas são levadas de avião para o Instituto Evandro Chagas no Pará, o que resulta na demora da análise.

 De acordo com o secretário André Longo, o prazo de dez dias é para a capacitação dos profissionais. “Nossa expectativa é que os treinamentos comecem esta semana, a partir da chegada dos testes”, afirmou. “A partir do momento que a gente esteja qualificado, treinado pela Fiocruz, pelo Instituto Evandro Chagas, há uma certificação deles e a gente vai fazer o exame aqui sem precisar de contraprova”, ressaltou.

Pernambuco é um dos quatorze estados e Distrito Federal a receber os kits produzidos pela Fiocruz. Até o momento, somente a Fundação e laboratórios de São Paulo, Pará e Goiás realizam o teste que detecta o vírus.

A Fiocruz iniciou na terça-feira passada (3) a produzir os protótipos dos kits, desenvolvidos pelos institutos de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) sob demanda do Ministério da Saúde. Cada um contém insumos para realizar 30 mil testes para o coronavírus. Segundo a instituição, a capacidade de produção é de aproximadamente 20 mil testes por semana.

Com informações do Jornal do Commercio

Deixe um comentário