Palestra orienta agricultores familiares sobre Programa de Aquisição de Alimentos em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), está promovendo um ciclo de palestras com os 208 agricultores familiares selecionados para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além de possibilitar o contato direto com os produtores, os encontros têm como objetivo esclarecer dúvidas sobre os critérios exigidos no Programa.

A primeira palestra foi realizada nesta semana, na sede do PAA em Petrolina. Raimunda dos Santos, do Assentamento Terra da Liberdade, foi uma das agricultoras presentes e falou sobre a importância do programa.

“É muito gratificante participar deste programa. Além de nos ajudar a escoar nossa produção e evitar o desperdício, nos garante uma boa renda. Outro ponto importante é saber que estamos contribuindo para alimentar quem realmente precisa”, ressalta Raimunda.

“O objetivo do PAA é oferecer aos agricultores a garantia de compra da sua produção, gerando renda e inclusão social no meio rural. Nós idealizamos esse ciclo de palestras para estreitar os laços com os produtores e conscientizá-los sobre a importância dos seus produtos no combate a insegurança alimentar”, esclarece a secretária executiva de Segurança Alimentar da SEDESDH, Rúbia Medeiros.

Sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

O PAA consiste na compra pública de produtos da agricultura familiar, com dispensa de licitação, para distribuir as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, as entidades da rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de alimentação e nutrição, bem como restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos.

Deixe um comentário