Francisco de Assis Pereira da Costa, 53 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (8) sob suspeita de envenenar um baião de dois (arroz com feijão) que resultou na morte de quatro pessoas de sua família, em Parnaíba, litoral do Piauí. Francisco, que também foi hospitalizado após consumir a comida no dia 1º de janeiro, recebeu alta recentemente.
A Polícia Civil do Piauí (PCPI) convocou uma coletiva de imprensa para as 10h de hoje, onde dará mais detalhes sobre os motivos que levaram à prisão.
No total, nove pessoas da mesma família consumiram o baião de dois envenenados com terbufós, uma substância tóxica utilizada em inseticidas, semelhante ao “chumbinho”, cuja venda é proibida no Brasil. Uma criança de quatro anos permanece internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Uma perícia realizada pelo Instituto de Medicina Legal (IML) confirmou que o terbufós estava presente em grande quantidade na comida, com recipientes visíveis no arroz. A substância é altamente tóxica e ataca o sistema nervoso central, podendo causar tremores, crises convulsivas, falta de ar, cólicas e até a morte.
O baião de dois foi preparado pela própria família no dia 31 de dezembro. Além do arroz e do feijão, a família havia consumido um peixe doado por um casal na noite anterior, mas a perícia descartou a possibilidade de o peixe estar contaminado. O casal que fez a doação também foi isento de suspeitas.
O delegado Abimael Silva destacou que o veneno foi colocado intencionalmente no alimento. “É impossível ter ido parar lá sem intenção de alguém”, afirmou.
A Polícia Civil segue apurando como o veneno chegou ao alimento e quais foram as motivações do crime. Francisco de Assis está detido, e a investigação trabalha com as hipóteses de homicídio. Mais informações serão divulgadas na coletiva de imprensa.
Fonte G1 PI